Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2072

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor MARCELO DE SOUZA SILVÉRIO LEITE
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros JULIANO CESAR ALVES REIS, MARCOS FELIPE CALAIS DA SILVA
Título Ciências: Estimulando Estudantes do Ensino Público Fundamental
Resumo Através de métodos diferentes dos comumente utilizados na sala de aula, este trabalho tem como objetivo principal despertar o interesse pelas ciências no ensino básico, principalmente dos fenômenos físicos. Diversas atividades experimentais foram elaboradas e desenvolvidas com estudantes de escolas públicas visando estimular a aprendizagem. Entre as atividades algumas são destacadas e despertaram grande interesse dos estudantes e professores participantes:
i) As diversas formas de energia e sua transformação: Motores e geradores elétricos. Nessa aula, foi abordado a dificuldade de definir energia, questionando os alunos sobre possíveis definições. Foram apresentados diversos exemplos através de animações interativas e, ao fim da exposição teórica, um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. No laboratório, foram trabalhados experimentos que mostrassem transformações de energia, como um disco ligado a uma série de pilhas e geradores elétricos.
ii) Temperatura, trocas de calor e máquinas térmicas: Nessa aula, foram discutido os conceitos de calor e temperatura, com foco na distinção entre estes, muitas vezes confundidos no dia-a-dia. Além disso, foi feito uma associação entre a o conceito de Energia Térmica e Energia e sua transformação estudando em outra atividade. Foi utilizado um par de sensores térmicos, ligados a um computador com o software LoggerPro, que recebia e registrava os dados dos sensores térmicos em um gráfico. Dessa forma, foi possível mostrar de maneira clara para os alunos o conceito de calor e transferência de energia térmica. Em seguida, no laboratório, foi mostrado um modelo da Máquina de Heron.
iii) As ondas sonoras e eletromagnéticas: Nessa aula, foi explicado o conceito de onda, com foco na distinção entre ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. O restante da aula teve enfoque nas ondas sonoras, explicando sobre uma onda. Em seguida, os alunos puderam utilizar vários “telefones sem fio”, que serviam para fixar diversos conceitos anteriormente trabalhados em aula.
iv) -Atividade de Astronomia: um projeto interdisciplinar coordenado pela disciplina de Física, realizou o segundo “Universo em Escala”, evento que contou com diversas atividades relacionadas à Astronomia, como observação em telescópios, documentários, palestras, filmes e planetários digitais.
v) Os fenômenos luminosos: Nessa aula, foi retomado o conceito de luz previamente explicado em outra aula, com enfoque nos fenômenos luminosos, como refração, e nos instrumentos ópticos, como lupas e lunetas. No laboratório, os alunos tiveram acesso à vários instrumentos ópticos, e puderam presenciar fenômenos como a decomposição da luz branca em outras cores.
Dessa forma, o projeto trem despertado interesse a produzido uma aprendizagem significativa em estudantes oriundos de regiões não privilegiada, mas com grande entusiasmo e capacidade.
Palavras-chave Ensino, Extensão, Física
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.