Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2029

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Departamento de Química
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Gabriela Maria Caixeta Campioto
Orientador WILLIAN TOITO SUAREZ
Título Determinação Turbidimétrica do Metimazol em Formulações Farmacêuticas Empregando um Sistema de Análise por Injeção em Fluxo.
Resumo Metimazol (1-metilimidazol-2-tiol) é um sólido branco cristalino solúvel em água, conhecido também como tapazol e pertencente aos grupos das tioamidas.
É uma droga usada no tratamento do hipertireoidismo, uma condição que ocorre quando a tireoide produz em um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo uma grande quantidade dos hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3) que auxiliam no controle do metabolismo.
Atualmente a necessidade de obtenção de dados de análises químicas de forma rápida e precisa é de primordial importância devido à demanda social exigida pela nossa sociedade. Dentro deste escopo, a análise por injeção em fluxo (FIA) é uma técnica analítica que supre as atuais necessidades, destacando-se ainda, o grande aumento do desempenho analítico e a capacidade do uso efetivo da instrumentação analítica com o racional gerenciamento dos regentes químicos.
Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento de um procedimento analítico para a determinação de metimazol em formulações farmacêuticas empregando um sistema FIA com detecção turbidimétrica.
Nesse procedimento o metimazol reage com nitrato de prata em meio ácido gerando um precipitado que foi turbidimetricamente monitorado em 410 nm. Foi obtida resposta linear no intervalo de concentração entre 1,0 × 10^-4 e 3,0 × 10^-3 mol L^-1 com um limite de detecção de 5,0 × 10^-5 mol L^-1. A recuperação deste analito em uma amostra foi de 99 %. A frequência de amostragem foi de 60 h-1 e o desvio padrão relativo foi estimado em 2,0 % para uma solução de metimazol 1,0 × 10^-3 mol L^-1 (n = 10). O teste t-pareado mostrou que o resultado obtido para a determinação de metimazol em produtos farmacêuticos usando o procedimento em fluxo proposto e o método de referência foi concordante em um nível de confiança de 95 %.
O método proposto para a determinação de metimazol mostrou-se como uma alternativa econômica e rápida em análise rotineira de controle de qualidade desse fármaco na indústria farmacêutica e em farmácias de manipulação. Ademais, o método é simples, preciso e exato, com reduzido consumo de amostra/reagente quando comparado com os procedimentos espectrofotométricos em fluxo descritos na literatura. Além disso, as amostras podem ser analisadas sem a necessidade de tratamento especial ou do emprego de algum tipo de solvente orgânico, sem produção de resíduos que causariam impacto ambiental.
Palavras-chave Metimazol, Análise por Injeção em Fluxo, Turbidimetria.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.