Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1948

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mônica da Silva Rosa
Orientador DOUGLAS MANSUR DA SILVA
Outros membros Alessandro Nunes Barbosa, FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA, Tulio Henrique Carneiro Barbosa
Título O Café e a Escola
Resumo Trata-se de um estudo da organização escolar e desempenho dos discentes durante o período de colheita de café. Nossa proposta de pesquisa busca fazer uma análise da escola estadual “José Lourenço de Freitas” localizada no distrito
de São José do Triunfo, em Viçosa, e a sua organização em termos do espaço físico e do contexto social e cultural daquela região do município, durante o período da "panha de café". A escola atende alunos em sua maioria residentes de áreas próximas e rurais como: Cachoeira de Santa Cruz , Vila Chaves e Cascalho. O público alvo serão os alunos que estão matriculados no ensino médio, no período da manhã. A história local terá relevância para entendermos como as relações entre a escola e a sociedade se originam e buscaremos através da análise documental da escola, da história local e história oral conhecer mais sobre a região e os aspectos da comunidade que moldam a vida dos indivíduos. Vamos realizar a pesquisa considerando que São José do Triunfo é uma comunidade inserida em uma região com muitas lavouras de café no entorno, e o trabalho nas lavouras está muito presente no cotidiano dos alunos. Os pais de muitos dos estudantes têm o trabalho nas lavouras como principal fonte de renda e meio de sobrevivência familiar. Do mesmo modo, muitos alunos participam direta ou indiretamente dos trabalhos da "panha". Assim, buscamos identificar e analisar os seguintes aspectos:
- a possível relação entre o período de "panha" de café e a evasão escolar;
- a reorganização da escola diante da colheita do café;
- a formação local e origem dos moradores residentes no distrito.
Nossa hipótese é a de que, devido às dificuldades financeiras, o período de colheita acaba sendo uma alternativa de complementar à renda familiar e esses adolescentes acabam adotando essa forma de ajudar em casa, de modo informal e temporário, tornando-se esta uma medida paliativa para atender às necessidades financeiras. Com isso muitos desses alunos acabam se afastando da escola no período de colheita e depois voltam para a escola, dando continuidade ao ano letivo. O objetivo central é conhecer como a escola internaliza aspectos que estão para além de seus muros e como a história local e organização social do bairro moldam a vida desses indivíduos que são alunos e atores sociais, ao mesmo tempo.
Palavras-chave Trabalho, Escola, Sociedade
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.