Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1934

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Economia solidária e geração de renda
Setor Departamento de Economia Rural
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Adriano Pereira Santos
Orientador MARCIO GOMES DA SILVA
Outros membros Gabriel Magalhães Rodrigues, Gregory Pereira Galvão, Heitor Novais Ribeiro, Jaqueline de Holanda Lopes, Oséias Lopes Bento
Título Economia Solidária e Agroecologia na Zona da Mata: A experiência da ITCP/UFV com o grupo de cafeicultores agroecológico de Araponga e São Miguel do Anta.
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência do grupo de cafeicultores agroecológicos de Araponga e São Miguel do Anta, destacando a contribuição da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa – ITCP/UFV na organização e desenvolvimento de suas atividades. Desde 2013 a ITCP/UFV acompanha o grupo através de sua metodologia de incubação, que visa a geração de trabalho e renda, tendo como principio a economia popular solidária e o associativismo e cooperativismo popular. O grupo de cafeicultores surgiu em 2007 através do projeto de consolidação da capacitação para sustentabilidade ecológica e agronômica de cafeicultores familiares de Araponga e São Miguel do Anta, executado pelo departamento de Fitotecnia o qual desenvolveu um trabalho voltado ao manejo agroecológico, à produção e beneficiamento e gestão da produção do pó de café. Os avanços das atividades comerciais do grupo originaram a demanda de assessoria da ITCP-UFV, que através de metodologias participativas, realizou um diagnóstico da atividade econômica e do funcionamento do grupo, promoveu ações de fortalecimento da sua identidade e facilitou e monitorou a execução do planejamento das atividades dos agricultores no tocante aos aspectos relacionados a gestão e organização do empreendimento e na operacionalização do acesso a mercados. A incubadora também apoiou o grupo para o acesso à políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Compra Institucional e na elaboração e formação para a utilização de ferramentas de gestão da comercialização do café em pó produzido pelo grupo. O trabalho desenvolvido pela incubadora apresenta como principais resultados a apropriação de instrumentos básicos de controle e organização da comercialização do café em pó do grupo, a ampliação do número de vendas e de mercados acessados e a promoção de melhoria no entendimento coletivo dos agricultores quanto aos acordos, objetivos e identidade do grupo.
Palavras-chave Economia Solidária, Agroecologia, Cooperativismo e Associativismo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.