Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1911

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Alice Santana Milagres
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Alessandra Vieira de Almeida, Emília Pio da Silva, Nathália Carvalho Costa
Título Vivências da mulher e da família em face ao tratamento oncológico
Resumo PROBLEMA:O aumento no número de casos de câncer ao longo dos anos tem colocado esta doença em posição de destaque nas políticas de saúde, visto que pode trazer consequências tanto no âmbito econômico quanto social. O câncer quando acomete a mulher pode mudar diferentes domínios da vida remetendo-a a diversas emoções, que vão do sofrimento e medo à angústia, por não poder estar cumprindo da forma como deseja o seu papel na família. Além disso, a família diante do momento de dificuldade muda seu funcionamento, estabelece novos papeis de cuidado e assim modifica suas relações e cria estratégias de enfrentamento, uma vez que a mulher, cuidadora e promotora do elo e apoio familiar, afasta-se do lar para se cuidar. Diante do exposto este estudo buscará responder aos questionamentos: Como o tratamento oncológico da mulher interfere na administração dos diferentes domínios de vida do segmento feminino e no funcionamento familiar?

OBJETIVO: Compreender as implicações do tratamento oncológico da mulher na administração dos domínios da vida e no funcionamento familiar. Especificamente pretende-se traçar o perfil socioeconômico pessoal e familiar da mulher; descrever o papel da mulher no contexto familiar considerando a sua condição de vulnerabilidade; identificar as mudanças no equilíbrio familiar com o surgimento da doença, examinando diferentes domínios da vida feminina e funcionamento familiar; e entender como o tratamento contra o câncer pode interferir no papel da mulher em condições de vulnerabilidade.
METODOLOGIA: Esta pesquisa terá abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. O estudo será realizado no município de Viçosa, MG, sendo que as entrevistas serão realizadas no local de escolha dos participantes. Serão sujeitos desta pesquisa a mulher que está em tratamento do câncer além de seu principal cuidador. Para a coleta dos dados será utilizado o método história de vida por meio entrevista semiestruturada com a mulher e com o cuidador, além do diário de campo. As entrevistas gravadas em áudio serão transcritas e em seguida analisadas por um programa computacional para análise lexicográfica de material textual (ALCESTE).

RESULTADOS ESPERADOS: A presença do câncer no seio familiar implica em alterações em seu funcionamento e adaptação à nova realidade. Demanda cuidados, tempo, finanças e outros fatores a serem identificados como alterados, quando a mulher tem que cuidar de si. Com isso, essa pesquisa busca trazer contribuições não apenas para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à saúde das mulheres com câncer, uma vez que permite ampliar o conhecimento sobre sua vivência e de sua rede de apoio, mas também enriquecer o conhecimento das ciências humanas ao trazer à tona questões ligadas às relações de gênero, cuidado, divisão social do trabalho, tomada de decisão, administração de diferentes domínios da vida, não deixando de lado o conhecimento sobre a família e seu funcionamento, principal foco do olhar deste estudo.
Palavras-chave Neoplasia, Domínios da Vida, Funcionamento Familiar
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.