Resumo |
Nos últimos anos, a população tem tido uma maior demanda acerca das informações advindas do âmbito cientifico e esse interesse vem crescendo a cada dia. Isso está ocorrendo devido às transformações ocorridas em vários âmbitos como social, cultural, político, econômico, dentre outros e também por conta de uma mercantilização e consequentemente uma transformação das descobertas científicas em bens de consumo para a sociedade moderna. Com isso, os meios de comunicação são considerados os intermediários entre o mundo científico e o mundo cotidiano para que o conhecimento científico seja recontextualizado e se transforme em um conhecimento acessível à maioria da população. Levando em consideração essa realidade comunicativa, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso da Divulgação Científica, como se deu o processo de recontextualização do conhecimento científico na seção Ciência do jornal brasileiro Estado de Minas no período de agosto a setembro de 2013, além de identificar quais foram as estratégias linguístico-discursivas utilizadas pelos diversos autores, procedentes de diversas áreas científicas ou sociais a fim de divulgar e/ou debater cada um dos conhecimentos científicos abordados pelo jornal. A escolha desse jornal se justifica pela ampla circulação do mesmo no estado de Minas Gerais e por ele possuir em todas as suas edições um caderno específico para a divulgação da ciência. Ao observar os textos que compõem o corpus de análise, verificou-se que o jornal Estado de Minas reafirma e legitima um discurso de supremacia dos países desenvolvidos em relação às descobertas científicas e desvaloriza a tecnologia dos ditos subdesenvolvidos como no caso do Brasil que pouco aparece, negligenciando, assim, a popularização das ciências e das tecnologias produzidas aqui. Além disso, constatou-se que para selecionar as informações científicas que serão transformadas em notícias, os jornalistas do Estado de Minas guiam-se segundo critérios previamente definidos e a utilização das estratégias divulgativas, por parte dos mesmos, além de revelar a complexidade que caracteriza o processo de reformulação do discurso científico para o público leigo, mostra que a intenção comunicativa destes, ao utilizá-las, não é de debater e provocar o pensamento reflexivo nas pessoas, mas divulgar os conhecimentos científicos noticiados mostrando a importância daquele conhecimento para a sociedade. |