Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1888

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laura Beatriz Faleiro Diniz
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Título Uma escola da bola para iniciantes aos jogos desportivos
Resumo Os jogos com bola são adorados por crianças em todo o mundo. Apesar disto, atualmente as crianças jogam diferentemente de seus antepassados. A urbanização aliada a violência e ao avanço tecnológico levam as crianças a gastarem seu tempo com jogos tecnológicos e assim caminharem para o sedentarismo. A ausência de possibilidades de se movimentarem, especialmente em bairros situados a margem do centro da cidade, faz com que esta seja uma realidade na cidade de Viçosa. Tendo isto em vista, o presente projeto objetiva oportunizar as crianças a chance de se movimentarem e busca resgatar a cultura de jogar na rua. O público alvo do projeto são crianças de 6 a 10 anos de idade de classes sociais mais baixas. Atualmente, o projeto conta com sete turmas, o que corresponde a aproximadamente 110 alunos atendidos. As atividades acontecem semanalmente, em dois turnos e em duas sedes da Rebusca Ação Social Evangélica Viçosense, instituição que atende principalmente crianças em situação de vulnerabilidade social. A metodologia utilizada para o planejamento e intervenção nas aulas é a Escola da Bola, a qual foi desenvolvida na Alemanha e compreende o ensino de jogos reduzidos e exercícios coordenativos que visam o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. Cada turma participa de duas aulas de 60 minutos por semana, ministradas pela bolsista do projeto. Em fevereiro de 2014 realizou-se o contato com as instituições, sendo que as aulas tiveram início em março. No mês de maio, foi realizada a primeira fase de testes, com o intuito de avaliar os efeitos do processo de iniciação esportiva sobre o desenvolvimento dos sujeitos. A bateria de testes incluiu a aplicação do questionário de caracterização da amostra, que visava conhecer a respeito da experiência esportiva geral das crianças; o“Teste de Coordenação Corporal para Crianças”- KTK, que avalia capacidades coordenativas gerais, o “Teste de Conhecimento Tático Processual – Orientação Esportiva” (TCTP-OE), para avaliar o conhecimento tático processual dos sujeitos com os pés e as mãos;e o teste de seis minutos, que busca aferir a capacidade física das crianças.Como ainda devem ser realizadas duas fases de teste (agosto e novembro de 2014), ainda não se pode concluir a cerca das melhoras nas capacidades dos participantes. Porém, o projeto tem conseguido alcançar seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição. O projeto ainda terá mais cinco meses de intervenção, sendo que futuramente pretendesse renovar a bolsa da aluna para dar continuidade ao mesmo em 2015.
Palavras-chave Metodologias de Ensino, Iniciação Esportiva, Jogos Desportivos.
Forma de apresentação..... Painel
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