Resumo |
Os jogos com bola são adorados por crianças em todo o mundo. Apesar disto, atualmente as crianças jogam diferentemente de seus antepassados. A urbanização aliada a violência e ao avanço tecnológico levam as crianças a gastarem seu tempo com jogos tecnológicos e assim caminharem para o sedentarismo. A ausência de possibilidades de se movimentarem, especialmente em bairros situados a margem do centro da cidade, faz com que esta seja uma realidade na cidade de Viçosa. Tendo isto em vista, o presente projeto objetiva oportunizar as crianças a chance de se movimentarem e busca resgatar a cultura de jogar na rua. O público alvo do projeto são crianças de 6 a 10 anos de idade de classes sociais mais baixas. Atualmente, o projeto conta com sete turmas, o que corresponde a aproximadamente 110 alunos atendidos. As atividades acontecem semanalmente, em dois turnos e em duas sedes da Rebusca Ação Social Evangélica Viçosense, instituição que atende principalmente crianças em situação de vulnerabilidade social. A metodologia utilizada para o planejamento e intervenção nas aulas é a Escola da Bola, a qual foi desenvolvida na Alemanha e compreende o ensino de jogos reduzidos e exercícios coordenativos que visam o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. Cada turma participa de duas aulas de 60 minutos por semana, ministradas pela bolsista do projeto. Em fevereiro de 2014 realizou-se o contato com as instituições, sendo que as aulas tiveram início em março. No mês de maio, foi realizada a primeira fase de testes, com o intuito de avaliar os efeitos do processo de iniciação esportiva sobre o desenvolvimento dos sujeitos. A bateria de testes incluiu a aplicação do questionário de caracterização da amostra, que visava conhecer a respeito da experiência esportiva geral das crianças; o“Teste de Coordenação Corporal para Crianças”- KTK, que avalia capacidades coordenativas gerais, o “Teste de Conhecimento Tático Processual – Orientação Esportiva” (TCTP-OE), para avaliar o conhecimento tático processual dos sujeitos com os pés e as mãos;e o teste de seis minutos, que busca aferir a capacidade física das crianças.Como ainda devem ser realizadas duas fases de teste (agosto e novembro de 2014), ainda não se pode concluir a cerca das melhoras nas capacidades dos participantes. Porém, o projeto tem conseguido alcançar seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição. O projeto ainda terá mais cinco meses de intervenção, sendo que futuramente pretendesse renovar a bolsa da aluna para dar continuidade ao mesmo em 2015. |