ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Departamento de Ciências Sociais |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Bruno Monteiro Duarte |
Orientador | DOUGLAS MANSUR DA SILVA |
Outros membros | FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA, Letícia Cristina Silva Andrade |
Título | As Novas Práticas pedagógicas no ensino de Sociologia |
Resumo | Com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 11.648, de 2008), a Sociologia passou a fazer parte do currículo escolar como disciplina obrigatória. A LDB, no artigo 36 diz que o educando deve ter ou demonstrar ter “domínio dos conhecimentos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania” e apresentou algumas mudanças em sua carga horária. O objetivo do estudo de sociologia no ensino médio seria o de ampliar um conhecimento por parte dos alunos sobre sua realidade social, tornando-os capacitados para que possam fazer uma análise mais critica de sua realidade, incentivando o pensamento crítico-reflexivo de questões sociais em seu entorno. Em A Sociologia do Brasil, Florestan Fernandes afirmava que ‘o estudo das ciências sociais no curso secundário seria uma condição natural para a formação de atitudes capazes de orientar o comportamento humano no sentido de aumentar a eficiência e a harmonia de atividades baseadas em uma compreensão racional das relações entre os meios e os fins, em qualquer setor da vida social’, com isso é de se esperar que a disciplina da sociologia no ensino médio, estimule a criação de uma personalidade com tendências a participação politica e domínio do seu exercício de cidadão perante sua sociedade. Considerando o papel da sociologia no ensino médio e o papel do professor, como sujeito sociocultural, formador de opiniões e de seu compromisso com a formação de seu aluno para o exercício da cidadania, esta pesquisa vem com o intuito de saber quais são as práticas metodológicas - entendendo como metodologia como uma série de técnicas, estratégias e métodos de ensino-aprendizagem -, utilizadas em sala de aula por professores de sociologia em uma escola pública. Do mesmo modo, perguntamo-nos como essas novas metodologias podrão influenciar de alguma maneira na aprendizagem destes alunos. Assim, buscaremos identificar essas metodologias, em campo, bem como os recursos utilizados (musicas, vídeos, Datashow, debates, entre outros). Além disto, para a realização deste trabalho serão aplicados questionários quantitativos em alunos do ensino médio, do primeiro, segundo e terceiro ano e em professores que atuam na escola dando aulas de sociologia. |
Palavras-chave | Metodologia, Ensino, Sociologia |
Forma de apresentação..... | Painel |