Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1878

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Tuane Martins Rosa
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves
Título Educação inclusiva para alunos surdos de uma escola do município de Viçosa-MG.
Resumo A educação inclusiva dos alunos surdos é alvo de constantes discussões no cenário nacional e mundial. Isso porque, um aspecto a ser considerado é a falta de preparo da escola regular para recebê-los, principalmente pelo fato dos alunos surdos não compartilharem uma língua com seus colegas e professores. Privados de interações comunicativas os alunos surdos ficam em desigualdade linguística, social e educacional em relação aos alunos ouvintes. Tal problemática também é observada nas escolas inclusivas do município de Viçosa. Diante da questão, o objetivo do projeto foi propor ações que possibilitassem a aprendizagem da LIBRAS pela comunidade de uma escola inclusiva, a fim de permitir a comunicação e a interação entre surdos e ouvintes. Para atender a esse propósito, no período de fevereiro a julho de 2014, foram realizadas oficinas de LIBRAS aos alunos de uma escola do município de Viçosa que é polo para a educação inclusiva e conta com a presença de alunos surdos. As oficinas abarcaram o ensino da LIBRAS de maneira transversal em duas temáticas: uma referente à inclusão, cultura e diversidade linguística e outra referente à saúde e alimentação. Cada oficina teve duração de 1 hora e foi ofertada semanalmente para todas as turmas do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano. As metodologias foram pensadas e elaboradas para atender aos interesses das diferentes faixas etárias dos alunos e envolveram atividades como jogos, brincadeiras, contação de histórias e discussões temáticas a partir de figuras, imagens e pequenos textos. Para as oficinas relacionadas à temática “Inclusão, cultura e diversidade linguística” foram utilizadas, por exemplo, fábulas e tirinhas produzidas por autores da Literatura Surda. Por meio desses textos foi possível abordar temas relativos à cultura surda, ao uso das tecnologias, ao papel do tradutor/intérprete de LIBRAS/ Língua Portuguesa e à identidade surda. Para a temática de “Saúde e Alimentação” foram desenvolvidas atividades como a elaboração de cardápios em LIBRAS e opções para as refeições da merenda escolar. Os resultados mostraram que o uso de atividades lúdicas e interativas contribuíam tanto para a aprendizagem da LIBRAS quanto para a discussão das temáticas propostas. O desenvolvimento das oficinas também possibilitou a interação dos professores nas atividades. Valendo-nos da colaboração do corpo docente foi possível usar da estrutura da escola para se criar um ambiente no qual a LIBRAS deixou de ser uma língua específica dos surdos para ser uma língua da comunidade escolar. As ações possibilitaram importantes transformações nessa comunidade como a desconstrução de possíveis preconceitos em relação à surdez, reconhecimento da LIBRAS como uma língua natural e respeito pela cultura e pela identidade surda. Visualiza-se que as ações do projeto sejam continuadas, pois são fundamentais para a formação de cidadãos preparados para o convívio com as diferenças.
Palavras-chave Educação, Inclusão, formação.
Forma de apresentação..... Painel
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