Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1872

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão de pessoas e cultura organizacional
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniela Araujo dos Anjos
Orientador MARCO AURELIO MARQUES FERREIRA
Outros membros Michelle Aparecida Vieira
Título Avaliação do Desempenho de Servidores da Universidade Federal de Viçosa
Resumo A Avaliação de Desempenho está prevista na Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE. É um instrumento gerencial que permite mensurar os resultados obtidos pelo servidor ou pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, com a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e do servidor. A UFV demonstra cautela no que diz respeito a avaliação de desempenho de seus colaboradores, e busca realizar constantemente o processo de avaliação, no intuito de mantê-los satisfeitos com a entidade, a fim de alinhar os seus interesses aos da instituição. O Programa de Avaliação de Desempenho da UFV, coletivo e participativo, abrange a avaliação das ações da Instituição; das atividades das equipes de trabalho; das condições de trabalho e das atividades individuais, inclusive as das chefias. Objetiva promover o desenvolvimento institucional, subsidiando a definição de diretrizes para políticas de gestão de pessoas e garantindo a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. Diante desta concepção, este estudo tem por objetivo analisar quais práticas de avaliação de desempenho são adotadas na Universidade Federal de Viçosa – UFV bem como verificar se estas cumprem adequadamente função. Para tanto, conduziu-se estudo descritivo e qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas com o Pró - Reitor de Gestão de Pessoas e servidores técnicos administrativos de diferentes níveis. Além disso, foram coletados dados por e-mail e pelo serviço de informação ao cidadão (SIC), visto que no site da instituição não há informações suficientes sobre o referido assunto. Constatou-se que avaliação de desempenho da instituição é realizada anualmente e ocorre no mês de agosto de cada ano compreendendo a auto-avaliação, avaliação pela chefia imediata e chefia geral da unidade, avaliação da chefia pelos seus subordinados, avaliação institucional das condições de trabalho, avaliação da equipe e avaliação dos usuários. Essa avaliação adotada pela UFV, denominada 360º, permite com que todos os funcionários se auto avaliem e avaliem uns aos outros, não obedecendo a uma hierarquia de poder. Esse processo tem gerado aspectos positivos para a gestão da instituição, uma vez que considera os olhares de todos os colaboradores envolvidos no processo. Contudo há que se destacar que assim como outros instrumentos gerenciais, a avaliação 360º também possui alguns aspectos negativos. Isso porque ao permitir com que o servidor se auto avalie, faz com que ele atribua a maior nota possível à sua avaliação, de modo que o somatório de suas notas reflita de modo positivo em sua avaliação de desempenho e consequentemente, nos benefícios advindos dela. Sendo assim, conclui-se que o instrumento de avaliação de desempenho adotado pela UFV atende de forma satisfatória aos objetivos da instituição.
Palavras-chave Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, UFV.
Forma de apresentação..... Painel
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