Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1870

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Catia de Souza Vicente
Orientador CHARLEY PEREIRA SOARES
Título O curso Metodologias para o ensino de Libras como L2 para ouvintes: Capacitação de Instrutores de Libras
Resumo O projeto de extensão tem como principal objetivo viabilizar o ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras de maneira sistemática. Tal iniciativa surgiu a partir da constatação de que as pessoas surdas de Viçosa e região, que atuam no ensino de Libras, não possuem formação acadêmica. Assim, faz-se de fundamental importância o oferecimento de cursos de formação para a comunidade surda local e região, de modo a formar Instrutores e Professores de Libras de maneira adequada, eficiente e com competência metodológica para o ensino de Libras como L2 (Língua Segunda) para ouvintes. A metodologia para o ensino/aprendizagem de uma língua depende de vários fatores, por exemplo: se a língua será ensinada como primeira língua (L1) para surdos ou como L2 para ouvintes. A proposta desse projeto é capacitar e instrumentalizar os Instrutores surdos no que se refere à organização de suas aulas e, a partir de seus questionamentos, aulas expositivas-dialógicas como livros didáticos serão utilizados os livros Libras em Contexto - Curso Básico - Livro do Professor, e Libras em Contexto - Curso Básico - Livro do Aluno disponíveis gratuitamente pela FENEIS. O uso desse material é importante porque irá suprir as dificuldades daqueles surdos que não têm domínio do português. Como os livros vêm acompanhados de um DVD explicativo, os participantes poderão rever as orientações metodológicas em Libras. Concluindo, estamos com o projeto em andamento, fazendo as modificações necessárias de acordo com as necessidades apresentadas em sala. Contamos com a colaboração dos demais alunos onde acontece uma interação onde todos aprendem juntos. As atividades práticas, cada dia mais nota-se que a cada dia a desenvoltura dos alunos melhoram cada vez mais, fazendo com que os demais envolvidos do projeto desenvolvam junto com os alunos surdos .. São muitas dúvidas diante da questão de um surdo ensinar um ouvinte, para muitos é um ensino impossível, pois veem o surdo como uma pessoa limitada as demais atividades. Com esse projeto, visamos a formação de instrutores surdos para mostrar a sociedade que o surdo também é capacitado e que também tem seus direitos. Quebrando esse mito que o surdo é uma pessoa com inúmeras limitações. Procuramos viabilizar o ensino de Libras, em nível básico com duplo objetivo: formar instrutores de Libras e capacitar professores para o uso desta língua em sala de aula, na sociedade como um todo, a partir do reconhecimento dos direitos linguísticos dos alunos, isso faz com que os participantes do curso, ampliem a Libras, porque todos querem de alguma forma trabalhar com esse ensino, seja ele em escolas com alunos surdos como L1 ou ouvintes como L2, ou até mesmo com pessoas que eles convivem em seu dia-a-dia no trabalho, ou até mesmo com a família em suas próprias casas.
Palavras-chave Metodologias, Libras, Instrutor surdo.
Forma de apresentação..... Painel
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