Resumo |
Nas últimas décadas o Brasil acompanhou as reivindicações da comunidade surda acerca dos seus direitos enquanto minoria linguística. Tais reivindicações culminaram em conquistas como a promulgação da Lei n.º 10.436, de 2002, a qual reconheceu a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão e o Decreto n.º 5.626, de 2005, o qual, entre outras regulamentações, estabeleceu a inclusão da disciplina de LIBRAS nos cursos de formação de professores como medida promotora de uso e divulgação dessa língua. A UFV atendeu ao Decreto e, a partir de 2010 a LIBRAS passou a ser disciplina obrigatória nos cursos de licenciaturas e optativa nos demais cursos de graduação. Diante dessa nova perspectiva de ensino, o presente trabalho objetivou descrever e analisar as atividades desenvolvidas por graduandos do curso de Pedagogia durante a disciplina. O projeto foi contemplado com bolsa pelo Programa de Apoio ao Ensino - FUNARBEN. O campo empírico constituiu-se da disciplina “Introdução à LIBRAS” - LET 491, oferecida ao curso de Pedagogia da UFV, campus de Viçosa-MG. O público alvo foi composto por sete graduandos que cursaram a disciplina no período correspondente ao segundo semestre acadêmico de 2013. Para embasar o trabalho foram realizadas leituras de referenciais teóricos acerca da inclusão da LIBRAS nos cursos de formação de professores, especialmente na área de Pedagogia. Também foram realizados levantamentos acerca de recursos pedagógicos voltados para alunos surdos da primeira etapa do Ensino Fundamental da Educação Básica. Após as construções teóricas, a metodologia enfocou a análise dos materiais desenvolvidos pelos graduandos ao longo da disciplina, os quais confeccionaram recursos didáticos e pedagógicos para o ensino de alunos surdos, contemplando a LIBRAS e elementos concretos e visuais. Durante a disciplina, os graduandos confeccionaram um total de 15 materiais, além de um livro de literatura infantil. Os recursos foram produzidos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais das principais áreas de conhecimento contempladas na primeira etapa do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que a disciplina de LIBRAS foi fundamental para a construção de conhecimentos no âmbito da formação do professor para atuação com alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva. Os graduandos conseguiram compreender a relação entre a disciplina e as futuras práticas pedagógicas que poderão ser desenvolvidas em contextos educacionais. Ao concluirmos o projeto ressaltamos que, para melhorar a educação dos alunos surdos, é fundamental investir na formação dos professores com enfoque na LIBRAS e no desenvolvimentos de metodologias de ensino que contemplem as especificidades desses alunos. Observamos também que esta é uma iniciativa incipiente, e muitos caminhos ainda precisam ser percorridos para que as atuais políticas educacionais sejam assimiladas no âmbito escolar e, assim, possam proporcionar a qualidade social da educação aos alunos surdos. |