ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva |
Orientador | FREDERICO ASSIS CARDOSO |
Título | Da boneca ao espartilho, da menina à mulher: as marcas deixadas no corpo feminino. |
Resumo | Em pleno século XXI, ainda observamos a figura feminina cercada de inúmeros questionamentos e preconceitos. Questões que se voltam para a forma com a qual as mulheres lidam com o seu gênero, o seu corpo, a sua sexualidade e, conseqüentemente, com suas identidades, tudo isso inserido nos espaços educativos. A partir disso tento trazer à tona um emaranhado de situações cotidianas que possam interferir ao longo do dia a dia dessas meninas/mulheres e servir como objeto de pesquisa para o desenrolar deste projeto. A pesquisa faz parte de um trabalho de conclusão de curso que dará origem a escrita de uma monografia. Tem portanto como propósito analisar as possíveis marcas deixadas nos corpos da meninas/mulheres a partir das inúmeras transformações ocorridas na adolescência. O trabalho tem como objetivo geral compreender e analisar como lidam com suas possíveis dúvidas em relação aos corpos e às sexualidades com destaque para as influências da construção de suas identidades. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma revisão de literatura, uma vez que elas darão suporte para a realização da pesquisa. Em seguida, um estudo de caso, abordagem metodológica de investigação com o intuito de tentar compreender e explorar acontecimentos e contextos que envolvem diversos fatores específicos a serem analisados a partir dos sujeitos investigados. De caráter qualitativo, o desenho compreende a amostra de 10% das alunas matriculadas (entre 16 e 18 anos) no período letivo de 2014 em uma escola pública de excelência em Viçosa/MG. Tal estudo está sendo desenvolvido mediante a observação de campo e o uso de questionários semi- estruturados e entrevistas, de maneira presencial tendo como suporte um diário de campo com registros e análises do meio e dos sujeitos em questão. Todas as entrevistas estão sendo realizadas individualmente buscando- se não constranger as participantes. São gravadas em equipamento digital como forma de registro e em seguidas transcritas e analisadas, tudo com a devida autorização das envolvidas e respeitado o seu direito de anonimato. Levando em conta que a sociedade tende a reforçar estereótipos das identidades de gênero, o argumento é o de que o estudo sobre as meninas/mulheres é um relevante campo de investigação. |
Palavras-chave | Corpo-gênero-sexualidade, transformações dos corpos de meninas/ mulheres, identidades de meninas adolescentes. |
Forma de apresentação..... | Painel |