Outros membros |
Aline Carvalho Figueira, Elizete Aparecida Amaral, FREDERICO ASSIS CARDOSO, Lahís Braga Souza, Layla Júlia Gomes Mattos, Marilia Aparecida Ladeira Mol, Nivia Maria Ladeira Miranda, Rodrigo Teixeira Vaz |
Resumo |
A diversificação de metodologias didáticas é imprescindível no ensino, principalmente, em uma época em que o avanço tecnológico é eminente. Assim, a existência de um Laboratório de Ensino no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE/UFV) para ações do PIBID-Pedagogia, PET-Pedagogia e para o curso de Pedagogia, de forma geral, torna-se fundamental. Porém, embora exista um espaço denominado como Laboratório de Ensino no DPE, observa-se que, nos últimos anos, ele não tem sido utilizado, prioritariamente, com sua finalidade precípua, pois, muitas vezes, o Laboratório é usado para reuniões e aulas teóricas. Considerando que há número significativo de alunos que realizam o curso de Pedagogia que ainda não são professores e que possuem pouca experiência em sala de aula, percebe-se o quão importantes são as vivências pedagógicas que articulam a teoria e a prática nas diversas áreas do conhecimento. Diante disso, surge o Projeto de Extensão, financiado pelo PIBEX, com o objetivo de proporcionar oportunidades de práticas e vivências pedagógicas multidisciplinares a estudantes do curso de Pedagogia por meio da produção de materiais didáticos utilizando-se de recursos alternativos. O Laboratório de Ensino e, sobretudo, as práticas e reflexões que nele ocorrem, servem de subsídio à docência e à investigação. Além disso, o Projeto possui um papel social, na medida em que contempla o uso de recursos alternativos que, ao invés de serem descartados, muitas vezes indevidamente, poderão ser utilizados em ambientes educacionais. O Projeto prevê a interação entre Universidade e comunidade por meio da parceria entre a UFV e a Escola Municipal Edmundo Lins, onde serão realizadas mostras e oficinas dos materiais produzidos no Laboratório. Até o momento, foram desenvolvidas as seguintes ações: pesquisa sobre os diferentes materiais didáticos e possibilidades de produção com uso de recursos alternativos; produção de diversos materiais, em diferentes áreas do conhecimento, elaboração da descrição e sugestão de atividades com cada um dos materiais produzidos até então; e uma oficina com os alunos do curso de Pedagogia do 5º período. Ao longo do desenvolvimento dessas ações pôde-se perceber a reação positiva das pessoas que frequentaram o Laboratório de Ensino do DPE e observaram os materiais produzidos. Diante disso, percebe-se a emergente necessidade de um espaço que realmente funcione como Laboratório de Ensino e de produção de materiais didáticos, além de proporcionar vivências pedagógicas significativas aos futuros docentes, conforme é preconizado, inclusive, nas exigências do currículo. É justamente está à demanda que o presente Projeto de Extensão visa atender. |