Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1850

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ariane Maurício Martins
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Aline Carvalho Figueira, Elizete Aparecida Amaral, FREDERICO ASSIS CARDOSO, Lahís Braga Souza, Layla Júlia Gomes Mattos, Marilia Aparecida Ladeira Mol, Nivia Maria Ladeira Miranda, Rodrigo Teixeira Vaz
Título Laboratório multidisciplinar de ensino e as práticas pedagógicas
Resumo A diversificação de metodologias didáticas é imprescindível no ensino, principalmente, em uma época em que o avanço tecnológico é eminente. Assim, a existência de um Laboratório de Ensino no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE/UFV) para ações do PIBID-Pedagogia, PET-Pedagogia e para o curso de Pedagogia, de forma geral, torna-se fundamental. Porém, embora exista um espaço denominado como Laboratório de Ensino no DPE, observa-se que, nos últimos anos, ele não tem sido utilizado, prioritariamente, com sua finalidade precípua, pois, muitas vezes, o Laboratório é usado para reuniões e aulas teóricas. Considerando que há número significativo de alunos que realizam o curso de Pedagogia que ainda não são professores e que possuem pouca experiência em sala de aula, percebe-se o quão importantes são as vivências pedagógicas que articulam a teoria e a prática nas diversas áreas do conhecimento. Diante disso, surge o Projeto de Extensão, financiado pelo PIBEX, com o objetivo de proporcionar oportunidades de práticas e vivências pedagógicas multidisciplinares a estudantes do curso de Pedagogia por meio da produção de materiais didáticos utilizando-se de recursos alternativos. O Laboratório de Ensino e, sobretudo, as práticas e reflexões que nele ocorrem, servem de subsídio à docência e à investigação. Além disso, o Projeto possui um papel social, na medida em que contempla o uso de recursos alternativos que, ao invés de serem descartados, muitas vezes indevidamente, poderão ser utilizados em ambientes educacionais. O Projeto prevê a interação entre Universidade e comunidade por meio da parceria entre a UFV e a Escola Municipal Edmundo Lins, onde serão realizadas mostras e oficinas dos materiais produzidos no Laboratório. Até o momento, foram desenvolvidas as seguintes ações: pesquisa sobre os diferentes materiais didáticos e possibilidades de produção com uso de recursos alternativos; produção de diversos materiais, em diferentes áreas do conhecimento, elaboração da descrição e sugestão de atividades com cada um dos materiais produzidos até então; e uma oficina com os alunos do curso de Pedagogia do 5º período. Ao longo do desenvolvimento dessas ações pôde-se perceber a reação positiva das pessoas que frequentaram o Laboratório de Ensino do DPE e observaram os materiais produzidos. Diante disso, percebe-se a emergente necessidade de um espaço que realmente funcione como Laboratório de Ensino e de produção de materiais didáticos, além de proporcionar vivências pedagógicas significativas aos futuros docentes, conforme é preconizado, inclusive, nas exigências do currículo. É justamente está à demanda que o presente Projeto de Extensão visa atender.
Palavras-chave Laboratório de ensino, materiais didáticos, recursos alternativos.
Forma de apresentação..... Painel
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