Resumo |
A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantada no Brasil com o objetivo de reorganizar as práticas assistenciais, substituindo o modelo focado na doença pelas ações de promoção de saúde e prevenção de agravos. Diante do conhecimento da realidade, os profissionais inseridos neste sistema procuram agir de forma a solucionar problemas encontrados, utilizando ferramentas promocionais de saúde, como as práticas educativas, sendo assim responsáveis por levarem conhecimento científico para o controle e possíveis mudanças do processo saúde-doença de uma comunidade. Ao final do ano de 2012, realizamos uma oficina para apresentação do diagnóstico situacional do bairro Silvestre com o objetivo de levantamento dos problemas da comunidade, sendo elaborado um plano de ação que elencou como prioritário a realização de grupos educativos para diabéticos. Conhecendo a realidade da comunidade, estes profissionais deveriam procurar agir de forma a solucionar os problemas encontrados, promovendo a realização de práticas educativas em saúde. Através da experiência, vivenciada diante da realização de grupos educativos anteriores, observou-se a não aderência da equipe da ESF Silvestre às atividades desenvolvidas pelo projeto. Sendo assim, decidiu-se trabalhar com os membros da equipe da ESF objetivando desenvolver o empoderamento, afim de que os mesmos se sintam capacitados para realizar as atividades educativas. O primeiro passo para essa capacitação foi o estabelecimento de um cronograma em conjunto com a equipe. Em seguida, realizamos uma oficina motivacional, cujo objetivo foi unir as integrantes do projeto e a equipe da ESF em prol da melhoria da educação em saúde na comunidade. Assim, o planejamento das atividades seguiam três passos: reunião de planejamento entre as integrantes do projeto, com discussão do tema a ser abordado no grupo de estudo e levantamento do material teórico a ser utilizado; grupos de estudo com a equipe da ESF sobre o tema a ser abordado em grupos educativos; grupo educativo na comunidade conduzido pela equipe da ESF e com o apoio das integrantes do projeto. Como resultados podemos observar uma maior adesão da equipe da ESF quanto as atividades propostas pelo projeto e o empoderamento para a condução destas atividades, além de maior vínculo entre as integrantes do projeto e a equipe. Neste ano, observamos um maior interesse da equipe da ESF em serem agentes protagonizadores da educação em saúde na comunidade. Os três anos de desenvolvimento do projeto favoreceu um maior vínculo entre a comunidade e integrantes do projeto bem como facilitou o nosso apoio à equipe da ESF no preparo e condução das atividades educativas. |