Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1836

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Andressa Almeida Horta
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Outros membros Thiago de Sousa Gonzaga
Título Avaliação dos Ambientes de Aprendizagem na UFV sob o Impacto das Novas Tecnologias
Resumo As mudanças na sala de aula, com a evolução da tecnologia, e consequentemente, na arquitetura de escolas, levantam muitas discussões sobre essa tipologia arquitetônica e tem reflexos no processo de ensino-aprendizagem levantando várias discussões na área da educação. Os ambientes de aprendizagem em geral enfrentam mudanças significativas com a evolução bastante acelerada da tecnologia presente hoje na maioria dos espaços de trabalho. Desta forma, a sala de aula se torna mais complexa e, consequentemente, traz novas reflexões sobre sua arquitetura e arranjos espaciais. Nesta era da informação e da tecnologia, discutir como devem ser as salas de aula e qual o impacto das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem torna-se primordial para se projetar uma sala de aula e ambientes de aprendizagem ou mesmo uma escola toda. Isso traz novos desafios e questionamentos para os profissionais de arquitetura e outros envolvidos neste processo. Esta pesquisa de iniciação científica, de caráter exploratório-descritivo, objetivou investigar a relação entre o espaço físico das salas de aula de uma instituição federal de ensino, no caso na Universidade Federal de Viçosa-MG, e os projetos pedagógicos, tendo em vista o uso de novas tecnologias de ensino e aprendizagem. Utilizou-se métodos de mapeamento para diagnosticar o uso de novas tecnologias nas salas de aula e a percepção dos alunos e professores foi feita com o uso de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Resultados mostram parte do cenário das salas de aula nessa instituição e a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação. Os questionários mostraram a percepção dos alunos quanto à inserção de tecnologias no processo de ensino. Identificou-se um novo edifício em construção com salas de aula com tecnologia de ponta, para abrigar e o ensino à distância (CEAD-UFV) e novas experiências pedagógicas. Como sugestões para continuação dessa pesquisa sugere-se aumentar amostragem de salas de aula, seguindo a mesma metodologia, buscando maior diversidade de salas de aula.
Palavras-chave Arquitetura de Escolas, Ambientes de Aprendizagem, Tecnologias da Informação e Comunicação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.