Resumo |
As mudanças na sala de aula, com a evolução da tecnologia, e consequentemente, na arquitetura de escolas, levantam muitas discussões sobre essa tipologia arquitetônica e tem reflexos no processo de ensino-aprendizagem levantando várias discussões na área da educação. Os ambientes de aprendizagem em geral enfrentam mudanças significativas com a evolução bastante acelerada da tecnologia presente hoje na maioria dos espaços de trabalho. Desta forma, a sala de aula se torna mais complexa e, consequentemente, traz novas reflexões sobre sua arquitetura e arranjos espaciais. Nesta era da informação e da tecnologia, discutir como devem ser as salas de aula e qual o impacto das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem torna-se primordial para se projetar uma sala de aula e ambientes de aprendizagem ou mesmo uma escola toda. Isso traz novos desafios e questionamentos para os profissionais de arquitetura e outros envolvidos neste processo. Esta pesquisa de iniciação científica, de caráter exploratório-descritivo, objetivou investigar a relação entre o espaço físico das salas de aula de uma instituição federal de ensino, no caso na Universidade Federal de Viçosa-MG, e os projetos pedagógicos, tendo em vista o uso de novas tecnologias de ensino e aprendizagem. Utilizou-se métodos de mapeamento para diagnosticar o uso de novas tecnologias nas salas de aula e a percepção dos alunos e professores foi feita com o uso de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Resultados mostram parte do cenário das salas de aula nessa instituição e a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação. Os questionários mostraram a percepção dos alunos quanto à inserção de tecnologias no processo de ensino. Identificou-se um novo edifício em construção com salas de aula com tecnologia de ponta, para abrigar e o ensino à distância (CEAD-UFV) e novas experiências pedagógicas. Como sugestões para continuação dessa pesquisa sugere-se aumentar amostragem de salas de aula, seguindo a mesma metodologia, buscando maior diversidade de salas de aula. |