Resumo |
Dentre as maiores preocupações dos gestores organizacionais, destacam-se os fatores de produção. Por esta razão, para manterem as organizações competitivas no mercado, os gestores buscam constantemente atualizar mecanismos, sistemas, procedimentos e formas que contribuam para aperfeiçoar sua prática gerencial. Nesse sentido, a gestão dos custos é essencial a toda organização, pois permite identificar o impacto de cada custo que compõe os produtos; permitindo que os gestores corrijam deficiências e auxilie no direcionamento e potencialização de suas decisões. No caso de empresas familiares, onde a estrutura gerencial é peculiar, a gestão dos custos é ainda mais incipiente, já que a ligação genética e a dinâmica familiar são tão importantes para os resultados estratégicos e gerenciais quanto à divisão societária e os contratos de sucessão. Diante desta concepção, este estudo tem por objetivo compreender como é feito o controle e a gestão de custos no processo produtivo de móveis de uma empresa de base familiar, destacando a relevância da gestão de custos para o processo de tomada de decisão. Para tanto, conduziu-se estudo descritivo e qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de análise de documentos cedidos pelos gestores e de entrevistas estruturadas com os responsáveis pela administração e pelo setor de produção, que são o diretor industrial, o diretor financeiro e diretor de marketing. Os dados revelam que a gestão de custos é feita com base nos custos diretos de fabricação e despesas indiretas; o sistema de custo utilizado fornece informações seguras para o processo decisório, bem como para o controle de produção; embora não formalizado, o processo é executado há 21 anos e gerou resultados positivos que garantiram a sobrevivência da empresa no mercado. Conclui-se que embora o sistema de gestão de custos adotado pela empresa atenda as suas necessidades e tenha contribuído ao sucesso da organização, é necessário aperfeiçoá-lo para atender com mais eficiência as necessidades dos gestores. |