Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1815

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gustavo Correa Zenha Cordeiro
Orientador DOUGLAS MANSUR DA SILVA
Título Futebol em Sala de Aula - Identidade nacional e contradições sociais
Resumo O presente trabalho pretende pesquisar, a partir do ambiente escolar, as percepções dos alunos da escola Raul de Leoni acerca do futebol enquanto fenômeno social e cultural, e mais especificamente como rito moderno e marcante na afirmação da identidade nacional. Para além de explorar a parte mágica e encantadora do esporte, o praticar, o torcer e etc., o trabalho se propõe a aprofundar no tema com os alunos, levando-os a refletir em torno do significado social atribuído ao futebol brasileiro. Para tanto, pretende-se discutir junto aos estudantes acerca das implicações sociais do lugar que o esporte ocupa dentro da sociedade, e ao mesmo tempo mostrar as contradições desse processo a partir de categorias como classe, raça, profissionalismo e modernização - termos inseridos dentro do cenário social do futebol brasileiro - a fim de, ao final do trabalho, elaborar junto com os estudantes material para uma abordagem critica do fenômeno em sala de aula. Apesar do esporte ser um pilar na formação da identidade nacional, como mostra um grande autor da antropologia brasileira, Roberto da Matta, dizendo que: "só com o futebol conseguimos, no Brasil, somar estado nacional e sociedade" (Matta, p.17, 1994), esse não deve ser abordado em sala de aula de maneira acrítica. O projeto pretende então usar o futebol como o ponto de partida para se discutir e entender parte da realidade social dos alunos da escola Raul de Leoni (escola precarizada da rede pública de viçosa), com um tema que atraia com deleite os alunos e ao mesmo tempo um tema totalmente inserido dentro da realidade de vários enquanto estudantes da periferia de Viçosa e brasileiros. Simoni Lahud Guedes, provavelmente a primeira dissertação de mestrado a tratar o esporte em perspectiva social no Brasil, aponta o futebol como uma "instituição zero" dentro da sociedade brasileira e do mundo como um todo. Esse termo se refere à característica desse fenômeno esportivo, de não ser um agente funcional nem utilitário dentro da sociedade, nem tampouco revolucionário no sentido de mudar a realidade social, mas sim ser um espelho do que está acontecendo dentro dessa sociedade, um termômetro das perspectivas sociais que muitas vezes pode evidenciar contradições dentro do seu próprio sistema. Assim, a pesquisa tem como metodologia realizar um levantamento das abordagens críticas das Ciências Sociais acerca do futebol, discutindo-as com os estudantes de Sociologia para, em conjunto, elaborarmos um material didático que subsidie a abordagem desse tema, em sala de aula, sob uma perspectiva sociológica.
Palavras-chave futebol, educação, antropologia.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.