Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1814

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marco Vinicius de Castro
Orientador DOUGLAS MANSUR DA SILVA
Outros membros FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Título Estudantes do Ensino Médio e Instituição Escola: uma relação dialética.
Resumo A microssociologia, sobretudo pela via fenomenológica, constitui uma eficiente ferramenta teórico-metdológica para interpretar fenômenos das diversas instâncias da vida cotidiana. Nesta perspectiva, o mundo da vida cotidiana da escola se dá, do ponto de vista metodológico, através da relação diáletica entre os diversos atores sociais envolvidos na instituição escola. Da parte dos estudantes, esta identificação com as representações exteriorizadas no mundo da vida depende do substrato de seu sistema de relevâncias. Essa relação entre objetividade e subjetividade desencadeia um processo dialético e tal processo possui suas particularidades em cada contexto em que está inserido. Assim, este trabalho procura compreender as expectativas objetivas da instituição escola (como esta se projeta em seus documentos, políticas e planos de ação, por exemplo) e, complementarmente, explanar hermeneuticamente acerca das interpretações subjetivas, tanto dos funcionários quanto do corpo discente, acerca do mundo da vida cotidiana da escola em questão, José Lourenço de Freitas, que fica situada em um contexto rural do distrito de Viçosa, uma cidade universitária do interior do Estado de Minas Gerais. Ao buscar interpretar os sentidos de realidades presentes no mundo da vida escolar e como eles são construídos, mantidos e alterados pelos indivíduos em interação em seu dia a dia, através de um mergulho no mundo da vida escolar, este trabalho tem por objetivo compreender o processo de exteriorização e interiorização das representações escolares específicas do contexto em estudo e o desenrolar da dinâmica de construção e rompimento das expectativas estabelecidas nesse mesmo contexto, tanto pela instituição escola e funcionários e quanto pelos estudantes. O processo de construção e rompimento das expectativas sociais é algo inerente a todas instancias da sociedade e, nesse caso, a instituição escola, uma das instituições mais recorrentes na sociedade, não deixa de possuir suas particularidades dentro desse espectro. Para tanto, a metodologia cruzará o levantamento documental com a observação do cotidiano escolar e a realização de entrevistas, visando a análise do discurso e das práticas.
Palavras-chave MUNDO DA VIDA ESCOLAR, DIALÉTICA DA RELAÇÃO ESTUDANTE ESCOLA, MICROSSOCIOLOGIA FENOMENOLÓGICA NA ESCOLA.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.