Resumo |
Esta pesquisa tem o intuito de estudar os conflitos entre alunos gerados no cotidiano da vida escolar. Busca analisar a interação social, os conflitos de classe dentro da escola, as brigas e as possíveis delimitações de espaço. Temos em vista que o contexto das instituições de educação podem se encontrar frequentemente imerso em ações de violências, em suas diversas expressões (simbólica, física, psicológica, social, de classe). O objetivo é identificar os fatores, as formas de expressão e os espaços em que essas formas de violência se dão, no ambiente escolar. Para tanto, buscaremos analisar como se demarcam as fronteiras simbólicas, sociais e culturais que circulam no mundo adolescente, estudantes de uma escola pública de Viçosa/MG e qual o papel da escola nessa interação (desconstrução do preconceito ou falta de respeito pelo diferente, entre outras formas) e como o aluno se apropria do espaço escolar. Trataremos também das fronteiras espaciais demarcatórias de territórios e como o aluno faz o uso dos mesmos. Neste sentido, buscaremos contemplar dentro do espaço escolar a pluralidade, os diversos saberes,e identidades de diferentes alunos e como lidam com essas diferenças (de gênero, classe, estilo de vida, preferência musicais, religião, entre outros marcadores). A pesquisa será realizada na Escola Estadual Raul de Leoni e os métodos a serem usados são a observação participante, o levantamento bibliográfico e a realização de entrevistas. O intuito é o de compreender como se dão as relações sociais entre os grupos, como fazem o uso do espaço, analisando as fronteiras tanto demarcatórias como simbólicas. Estudar a delimitação de espaço na escola traz uma nova perspectiva para a educação, pois na escola existem conflitos e disputas de poder que podem ser alvos de estudos específicos e profundos para se compreender o aluno e sua vida em comunidade. A pesquisa encontra-se inserida nas atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID-Sociologia, da Universidade Federal de Viçosa. |