Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1813

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jacqueline Cristina da Silva
Orientador DOUGLAS MANSUR DA SILVA
Outros membros FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA, Sther Mendonça Condé de Souza
Título Fonteiras e conflitos na escola: as delimitações do espaço escolar.
Resumo Esta pesquisa tem o intuito de estudar os conflitos entre alunos gerados no cotidiano da vida escolar. Busca analisar a interação social, os conflitos de classe dentro da escola, as brigas e as possíveis delimitações de espaço. Temos em vista que o contexto das instituições de educação podem se encontrar frequentemente imerso em ações de violências, em suas diversas expressões (simbólica, física, psicológica, social, de classe). O objetivo é identificar os fatores, as formas de expressão e os espaços em que essas formas de violência se dão, no ambiente escolar. Para tanto, buscaremos analisar como se demarcam as fronteiras simbólicas, sociais e culturais que circulam no mundo adolescente, estudantes de uma escola pública de Viçosa/MG e qual o papel da escola nessa interação (desconstrução do preconceito ou falta de respeito pelo diferente, entre outras formas) e como o aluno se apropria do espaço escolar. Trataremos também das fronteiras espaciais demarcatórias de territórios e como o aluno faz o uso dos mesmos. Neste sentido, buscaremos contemplar dentro do espaço escolar a pluralidade, os diversos saberes,e identidades de diferentes alunos e como lidam com essas diferenças (de gênero, classe, estilo de vida, preferência musicais, religião, entre outros marcadores). A pesquisa será realizada na Escola Estadual Raul de Leoni e os métodos a serem usados são a observação participante, o levantamento bibliográfico e a realização de entrevistas. O intuito é o de compreender como se dão as relações sociais entre os grupos, como fazem o uso do espaço, analisando as fronteiras tanto demarcatórias como simbólicas. Estudar a delimitação de espaço na escola traz uma nova perspectiva para a educação, pois na escola existem conflitos e disputas de poder que podem ser alvos de estudos específicos e profundos para se compreender o aluno e sua vida em comunidade. A pesquisa encontra-se inserida nas atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID-Sociologia, da Universidade Federal de Viçosa.
Palavras-chave fronteiras, interação social, espaço escolar
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.