Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1807

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Lidia Martiniano Ferreira
Orientador ALBA PEDREIRA VIEIRA
Outros membros Cibelle de Oliveira e Santos, Sofia Seraphim
Título Propostas Somáticas na criação em Dança
Resumo Nesta pesquisa o objetivo foi compreender e identificar possíveis relações entre Educação Somática, processos de criação, Dança e formação corporal. O projeto guarda chuva, “Mosaico”, incluiu dois subprojetos para abarcar diferentes públicos alvos. O subprojeto Corpo Vivo foi aberto à toda comunidade viçosense e o de Dança e Educação Somática teve como participantes onze discentes do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa - cinco da primeira etapa e seis da segunda. O estudo aconteceu de agosto de 2013 a julho de 2014 por meio do projeto “Uma análise de propostas de composição em processos criativos de Dança” (apoio IC/CNPq). Em 2014, o projeto teve contribuição de estudos afins de um projeto apoiado pela FAPEMIG. Nos dois subprojetos houve em média dois encontros por semana de 50 minutos cada, em que as experimentações vivenciadas compreenderam propostas de improvisação, estudo prático de questões anatômicas e proprioceptivas do corpo, e a preparação corporal dos participantes valendo-se de exercícios de Pilates, yoga, alongamento, sistema Laban/Bartenieff e outros. No subprojeto Dança e Educação Somática, como a ênfase também era a composição coreográfica, foram criadas duas obras de dança contemporânea que foram apresentadas em diversos eventos, em espaços alternativos e com públicos variados, em Viçosa e Belo Horizonte. A pesquisa-ação, a observação participante e o registro em vídeo e em fotos dos encontros auxiliaram na verificação de transformações notáveis no corpo e atitude dos participantes. Foram aplicados também questionários com o objetivo de coletar dados sobre o andamento de ambos os subprojetos, possíveis modificações nos corpos e criações coreográficas dos participantes do subprojeto Dança e Educação Somática, além de verificar possíveis mudanças no entendimento e relação com o próprio corpo dos participantes de ambos subprojetos. Dentre os resultados encontrados destacamos: aumento da expressividade e autopercepção, o que contribuiu de forma direta na melhoria da performance corporal e na construção de um maior entendimento do corpo integrado; ampliação da criatividade para a criação coreográfica; identificação do tipo de movimentação características de cada participante e quais propostas somáticas que mais auxiliaram no momento de criação e/ou no seu cotidiano. A análise dos resultados nos permite sugerir que a maioria dos participantes de ambos subprojetos não indicou ter realmente desenvolvido uma autoridade interna, mostrando-se ainda dependentes da avaliação e do direcionamento de outras pessoas. Percebe-se assim, a necessidade de mais pesquisas principalmente sobre as interfaces entre Educação Somática e processos criativos em Arte, privilegiando a investigação de propostas que estimulem os participantes a um posicionamento crítico sobre o discurso corporal mecanizado que impera na nossa sociedade, e, concomitantemente, o comprometimento com componentes artísticos fundamentais em Dança.
Palavras-chave Dança, Processos Criativos, Educação Somática
Forma de apresentação..... Oral
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