Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 1801

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Giovana Berbert Lucas
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título O processo de formação linguística em LIBRAS aos acadêmicos de licenciatura na disciplina de LET 290 e as influências para aplicação na escola básica
Resumo A presente pesquisa científica reflete, através de novas metodologias, um ensino-aprendizagem do conteúdo gramatical usufruindo de um conjunto diversificado de abordagens baseado em teoria e seguida de exercícios práticos que garantam aos acadêmicos matriculados na disciplina de LET 290 a aprendizagem eficaz e verdadeira do conteúdo linguístico. Tal conteúdo apresenta um grau de dificuldade maior aos acadêmicos, dificuldade esta notória nas correções das avaliações aplicadas aos alunos que cursaram a disciplina durante outros períodos. Este conteúdo linguístico se sintetiza nos temas gramaticais da Libras, sendo eles a Fonologia, Morfologia e Sintaxe da Libras – Língua Brasileira de Sinais. Ao refletir acerca de novas metodologias de ensino, buscou-se a criação de metodologias visuais e concretas que possam propiciar aos alunos uma experiência significativa de aprendizagem. Outro propósito é a aplicação futura dessas metodologias na educação básica, em contexto da inclusão, necessário e emergente ao currículo acadêmico de licenciatura. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado no decorrer do segundo semestre letivo de 2013, na turma de LET290 com maior número de alunos matriculados do Curso de Letras. As aulas foram construídas, conjuntamente com a professora da disciplina e a bolsista PIBEN, com a criação de aulas dinâmicas, de material concreto e midiático. Os sinais ensinados em aula foram disponibilizados por meio de dicionários, livros didáticos e vídeos. A partir das aulas dinâmicas e participativas torna-se possível investigar quais as práticas que aproximam e/ou facilitam os alunos à construção do seu próprio conhecimento, crendo que, assim, o conteúdo será mais eficiente para os mesmos. Ao ter contato com a metodologia visual, os futuros professores terão condições de adequar os conteúdos específicos de suas licenciaturas às necessidades dos alunos que usufruem do canal visual-espacial para se comunicarem, devido à sua Língua Materna, a LIBRAS. Além disso, o acadêmico será sensibilizado quanto à sua responsabilidade na educação inclusiva e aprenderá o conteúdo linguístico da LIBRAS de maneira apropriada.
Palavras-chave LIBRAS, Educação Inclusiva, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Painel
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