Resumo |
O período da Ditadura Militar no Brasil teve como uma das principais características, quiçá a principal, a forte repressão às ideias opositoras. Usando muitas vezes de métodos violentos esse período foi marcado por um forte controle da imprensa e dos meios de comunicação, no qual foram presos estudantes, jornalistas, intelectuais ou simplesmente qualquer um que fosse considerado esquerdista. Conseguinte, o objeto deste trabalho foi analisar o discurso gramatical do método LE MYSTÈRE DU CARNET GRIS, de Paulo Rónai, para que a partir dos elementos paratextuais e das escolhas linguísticas do autor pudéssemos descobrir se o mesmo foi livre ao elaborar os enunciados discursivos. A escolha da obra se deu em virtude tanto de sua data de lançamento, 1940, se encaixando dessa forma em nossa cronologia objetivada, quanto de seu público alvo, pois se trata de uma metodologia de francês enquanto língua estrangeira para brasileiros. Outro fator que nos chamou atenção foi a trajetória do autor, sendo Húngaro de nascença, veio para o Brasil fugindo da repressão nazista em virtude de sua opção religiosa, o Judaísmo. Com a finalidade de desenvolvermos a analise criamos uma linha cronológica do ensino de FLE no Brasil, bem como do próprio contexto sócio educativo do País, desde seus primeiros passos ainda como colônia até meados da década de 80. Fizemos também uma breve descrição do período compreendido antes e durante a Ditadura. Posteriormente, para verificar nossas hipóteses, elegemos três capítulos do método proposto e por meio da análise textual e qualitativa pudemos perceber que o discurso do autor estava sim carregado de ideais sociopolíticas e de referências, discretas ou mais evidentes, às desvantagens dos regimes autocratas. Como resultado percebemos que um discurso, por mais simples que seja, é único, pois carrega as significações e particularidades de quem o escreve. Podendo de certa forma ser utilizado como meio de imposição ou divulgações de ideias e até ideais, ainda que no caso do método de Paulo Rónai, dado o período em que foi desenvolvida, tal representação tivesse que ser feita de forma embutida no enredo que envolve a obra. |