Resumo |
O estudo “A integração das funções dos gêneros textuais no ensino/aprendizagem de Francês para Objetivos Específicos – FOS” esteve vinculado ao grupo de pesquisa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa intitulado Estudos em Linguística e Linguística Aplicada: linguagem, sociedade e cognição, seguindo a linha de pesquisa Linguística Aplicada: ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira e Estudos discursivos. Foi feito, ao longo do trabalho, um levantamento de quais gêneros textuais aplicados pelo professor em sala de aula apresentariam uma melhor possibilidade de argumentação e entendimento por parte dos atores envolvidos no processo de ensino/aprendizagem da Língua Francesa. O trabalho teve como objetivo geral a investigação e análise do caráter integrativo e transformador do ensino de uma das modalidades do FLE, o FOS, mais especificamente do Français des Affaires et Entreprise, através de alguns gêneros textuais presentes no material didático direcionado a essa área em particular. Para que se alcançasse essa compreensão, traçou-se o objetivo específico: analisar a(s) utilidade(s) dos tipos de gênero classificados em relação à didática de línguas estrangeiras e à disciplina SEC320 – Francês Empresarial, através das atividades oriundas e os resultados alcançados, para que se pudesse observar a viabilidade de uma continuidade de aplicação dos gêneros futuramente. Utilizou-se o método qualitativo na metodologia, através das seguintes etapas de estudo: revisão bibliográfica, levantamento e classificação de gêneros e análise qualitativa dos dados (grupo de discussão, associação entre prática e referencial teórico e aplicação de conceitos para conclusões). A amostra do trabalho compreendeu os alunos devidamente matriculados na disciplina SEC320 no primeiro semestre letivo do ano de 2014. A turma era composta por 27 alunos, todos com nível intermediário de francês e idade média de 20 anos. Como resultado, observou-se que a progressão de dificuldade na aplicação dos gêneros e sua separação entre naturezas (interna e externa) foi fator determinante para o aprendizado dos alunos. Pôde-se concluir, portanto, que a “approche communic’actionnelle” proposta por Bourguignon (2009) somou-se ao conceito de mudança de comportamento via gêneros de Bazerman (2006). Por tratar-se do ensino de uma língua estrangeira, os alunos buscaram também participar de um intercâmbio cultural através do aprendizado, como propôs Araújo (2007). Estes três pontos, se trabalhados em conjunto, podem trazer resultados positivos ao ensino/aprendizagem de FOS. Os alunos, inconscientemente, conectaram a importância profissional do aprendizado, a vontade de conhecer novas culturas ao estudar idiomas e acabaram adaptando suas atitudes aos gêneros que lhes foram apresentados e passaram a aprender o conteúdo de maneira eficaz. Foi comprovado, desta maneira, o caráter integrativo e transformador do ensino de FOS e a eficácia da metodologia para aplicações futuras. |