Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 21822

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Hugo Clemente Silva Dumont
Orientador VANIA MARIA MOREIRA VALENTE
Outros membros RODRIGO CESAR DE VASCONCELOS DOS SANTOS
Título Barcelos AM pela Inclusão: Educação com Acessibilidade, Respeito e Equidade
Resumo O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, com o objetivo de promover a integração entre a universidade e comunidades. Diante desse contexto, destaca-se a importância de ações que fortaleçam o protagonismo comunitário, especialmente por meio da comunicação, da organização social e da mobilização de recursos. A universidade, ao aproximar seus saberes da realidade local, assume papel fundamental na construção de soluções participativas e contextualizadas. O projeto tem por objetivo capacitar educadores, lideranças locais e demais moradores por meio de oficinas estruturadas. A equipe da UFV-CRP participa da Operação como Conjunto B, que aborda quatro grandes áreas temáticas: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho. A equipe ofereceu diversas oficinas com base em metodologias ativas e participativas, respeitando os saberes e as vivências da população local. Este resumo traz um relato importante, pois marca o início da implantação das políticas de educação inclusiva no município foi a realização do I Seminário de Educação Inclusiva pela equipe da UFV-CRP. Considerando que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146 de 06/07/2015), completou 10 anos em vigor, este seminário foi o primeiro, espera-se que de muitos que virão no futuro. A ação voltada para a toda a comunidade: profissionais de educação e famílias, foi construída coletivamente com os gestores do município e contou com a participação voluntária de interprete de libras. Na ocasião, participaram do evento: gestores da educação, professores, profissionais de apoio, pais de alunos entre outros. O conteúdo abordado no seminário envolveu uma breve descrição do que é educação inclusiva e sua importância. Na oportunidade foi apresentado as ações da Unidade de Políticas Inclusivas da UFV e como atua a Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CAI) da UFV-CRP. Como diferencial do trabalho da CAI tem-se o papel do professor de referência do estudante em todos os cursos de graduação. Da mesma forma, a notificação personalizada ao professor com orientação sobre o laudo de cada estudante e, as adaptações pedagógicas importantes para garantir a equidade nas condições de aprendizagem, são enviadas a todos os professores que ministram disciplinas, além do coordenador do curso para ciência. Para garantir ao estudante o direito à realização das avaliações com tempo estendido e local reservado conforme a necessidade do estudante, o agendamento das avaliações é realizado preferencialmente pelo professor. A participação de profissionais da educação junto com representantes dos pais e da coordenação de educação inclusiva do município no seminário, proporcionou um ambiente de troca muito construtivo. O Seminário reafirmou o papel transformador da universidade pública na construção coletiva de soluções locais voltadas para a educação inclusiva, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente os ODS 4, 5, 10 e 16.
Palavras-chave Inclusão, Projeto Rondon, Acessibilidade
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