Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 21581

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Eugênia Silva e Santos
Orientador KARINE FREHNER KAVALCO
Outros membros Alice Veloso Mota, Ana Júlia de Aguiar Ferreira, Maria Luiza Oliveira Silva, Mariane Almeida Fonseca, Priscila Martins de Assis, Rafael Augusto Silva Soares, RUBENS PASA
Título Folha Biológica: uma ferramenta para difusão da ciência
Resumo Em 2010 a primeira publicação seriada da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba, o Jornal Folha Biológica (ISSN 2177-6725), foi lançada. A publicação, que inicialmente era impressa com tiragem tímida de mil cópias e distribuída a 100 escolas do entorno do campus, cresceu para 3 mil exemplares até antes da pandemia, com distribuição a 300 escolas de 4 diferentes regionais de educação, atendendo mais de 130 mil estudantes. O projeto faz parte do Programa de Extensão Semeando Ciência e serve como uma ponte para a troca de experiências e informações do meio acadêmico para a comunidade em geral, difundindo notícias e informações na área biológica. O principal objetivo do projeto é atingir a maior quantidade de pessoas possível, em especial estudantes, através da difusão da ciência por meio de assuntos chamativos e interdisciplinares, utilizando as redes sociais como ferramenta de visibilização, visando aumentar a curiosidade da comunidade virtual e consequentemente engajá-los em conhecimento. Visando ampliar o contato entre estudante e universidade, todo o acervo do jornal é encontrado online em www.folhabiologica.crp.ufv.br e a impressão de seus volumes é liberada para facilitar e promover a distribuição do material e a difusão da ciência. As publicações são realizadas durante o ano todo, com intervalos de dois a três meses, onde cada volume é confeccionado, corrigido e estruturado para publicação (editado) e a futura postagem recebe notícias e divulgação nas principais redes sociais do projeto. Cada volume dá origem a um jornal virtual em formato pdf, que é confeccionado em software específico e após esse processo, a equipe avalia a arte final e o documento é enviado à coordenação para última revisão e aprovação, atividades essas que permitem a integração dos estudantes participantes a todas as fases do desenvolvimento do projeto com outras áreas além da sua de formação acadêmica, incorporando habilidades que lhes serão úteis no futuro profissional, além do desenvolvimento de habilidades próprias da divulgação científica. O projeto funciona por meio da ação e contribuição de estudantes e profissionais, o que promove o trabalho colaborativo, em conjunto, sendo porta de entrada para futuros divulgadores científicos, uma vez que o projeto permite que qualquer pessoa escreva sobre assuntos diversos e envie seu material para a equipe, via e-mail. Dessa forma, pode ser considerado um projeto inclusivo e aberto à comunidade. Para fins de melhor comunicação, o projeto é atualizado e renovado, para que as informações sejam as mais precisas possíveis, para atrair o público-alvo jovem. De forma geral, pode-se dizer que o projeto não possui barreiras e atende a pessoas de todas as faixas etárias, bastando apenas interesse pelas notícias publicadas. Assim, o projeto contribui com a difusão da ciência na sociedade, que é de extrema necessidade para toda a população brasileira, buscando aprimorar e incentivar todo tipo de conhecimentos na área.
Palavras-chave Educação, Divulgação Científica, Tecnologia
Apresentações
  • Painel: Hall PVA, 21/10/2025, de 10:00 a 12:00

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