Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 21465

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cailaine Aparecida Silva Alcântara
Orientador MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Chaueny Keven Maciel Rodrigues, Quílvia Pereira dos Santos
Título Teatro, ciência e fantasia: aprendendo imunologia com os heróis dos contos infantis
Resumo A imunologia é a área da ciência que estuda os mecanismos de defesa do organismo contra agentes externos, sendo essencial para a compreensão de diversas doenças e o desenvolvimento de medidas preventivas/terapêuticas. Apesar de sua complexidade, é possível ensinar conceitos imunológicos de forma lúdica e acessível, especialmente ao público não técnico. Nesse contexto, o projeto de extensão Imunologia nos atos da vida V: a aventura imunológica dos heróis infantis teve como objetivo sensibilizar o público de universitários e a comunidade de Rio Paranaíba (crianças, adolescentes, adultos e idosos) sobre algumas doenças imunológicas por meio da arte, promovendo o diálogo entre ciência e cultura. O evento integrou apresentações teatrais conduzidas por estudantes da disciplina de Imunologia (CBI 352) e musicais (Coral da UFV/CRP). As atividades envolveram adaptações de contos clássicos infantis, cada um relacionado a uma condição imunológica específica, acompanhada por músicas temáticas que reforçaram os conteúdos científicos. Foram encenadas as seguintes peças: 1- Chapeuzinho Vermelho com seu vitiligo; 2- Os três porquinhos com a dermatite de contato e a psoríase, e o lobo com o lúpus; 3- Branca de Neve e a psoríase; e 4- O Pequeno Príncipe com diabetes mellitus tipo 1, com canções que abordaram componentes do sistema imune como hemácias, Complexo de Ataque à Membrana, macrófagos e as células dendríticas. O coral universitário enriqueceu o evento com músicas inspiradas em filmes e desenhos da Disney, complementando a atmosfera lúdica das apresentações. O público participou ativamente, avaliando de 0 a 10 pontos as apresentações teatrais com base em critérios como criatividade, coerência científica e impacto artístico. Foram realizados sorteios de livros infantis para as crianças que estavam presentes como forma de estímulo à leitura. Os dados obtidos das avaliações foram calculados como média e desvio padrão. Foram computadas 101 fichas válidas, onde as peças obtiveram as seguintes médias (9,7±0,8; 9,9±0,3; 9,5±0,6; e 8,9±1,3). Mediante a solicitação da plateia, criou-se o Troféu Lobinho para a aluna que interpretou o Lobo mau da peça 2, pois tal personagem foi o de maior destaque. Os dados revelaram elevado engajamento pelos atores e entusiasmo dos participantes, que atribuíram inúmeros elogios e sugestões para as peças atuais e temas para o ano de 2026, visto que o tal projeto é contínuo e já está na sua V edição. As crianças presentes que ganharam os livros ficaram muito felizes e já iniciaram a leitura no local. Concluiu-se que os resultados foram positivos, visto que a média das 4 peças foi superior a 95% da nota atribuída, fato que reafirma o potencial pedagógico da arte como instrumento de divulgação científica.
Palavras-chave Imunologia, ensino lúdico,  doenças.
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.
Gerado em 0,90 segundos.