Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 21463

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Chaueny Keven Maciel Rodrigues
Orientador MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Quílvia Pereira dos Santos
Título Elaboração de um livro didático para crianças com Transtorno do Espectro Autista
Resumo O Transtorno do Espectro Autista (TEA) influencia os hábitos alimentares e contribui para a seletividade alimentar, fato que pode resultar em desequilíbrios nutricionais e desafios nas relações sociais e familiares quando não manejado adequadamente. Diante disso, estratégias lúdicas que envolvam os 5 sentidos tornam-se fundamentais para promover a aceitação de novos alimentos. Este projeto de ensino teve como objetivo elaborar um livro didático com atividades para auxiliar crianças com TEA e seus familiares, e validá-las com crianças de 5 a 9 anos em uma Escola Municipal de Rio Paranaíba para futura aplicação com indivíduos autistas da APAE local. A etapa 1 do projeto consistiu na elaboração do livro no Canva, a etapa 2 terá início de setembro de 2025 a agosto de 2026 com as crianças de uma Escola Municipal, e a etapa 3 será realizada de agosto a dezembro de 2026 com os indivíduos autistas. Para a elaboração do livro, redigiu-se o roteiro da história (ficção/realidade), com base em revisão de literatura e em materiais que demonstravam estratégias lúdicas para o manejo da seletividade alimentar em crianças com TEA. O livro elaborado reúne atividades didáticas e lúdicas para estimular os cinco sentidos, com duas propostas práticas para cada um: Olfato: atividades como: O desafio dos aromas, que estimulam o reconhecimento de cheiros de frutas, especiarias e ervas. Paladar: propostas como: A salada de frutas colorida, incentivando a degustação de alimentos variados de forma não impositiva. Tato: experiências sensoriais com diferentes texturas e temperaturas em atividades como Estou sentindo o quê? Visão: estímulo visual por meio do Teatro dos alimentos, trabalhando cores e escolhas alimentares saudáveis. Audição: atividades sonoras como A brincadeira cantada – A sopa musical, relacionando música e alimentação saudável, além de receitas simples e saudáveis testadas pela equipe do projeto que incentivam a inclusão alimentar no cotidiano familiar. Para a etapa 2 do projeto, está prevista a disseminação do livro em plataformas e sua aplicação em uma Escola Municipal, por meio de um projeto que promoverá hábitos alimentares saudáveis entre crianças em idade escolar. Nesta etapa serão avaliadas as atividades propostas no livro elaborado na etapa 1, bem como a elaboração de mais 4 livros temáticos sobre alimentação saudável para indivíduos autistas e não autistas, com os seguintes títulos: Chapeuzinho Vermelho e o cheiro da maçã; Dino e o som das uvas verdes; Os três Porquinhos e a máscara de banana; e Noé e a salada de frutas para os animais. Cada obra apresentará a alimentação saudável de forma lúdica e acessível, estimulando o interesse infantil pelo consumo de frutas. Conclui-se que o livro didático elaborado com uma abordagem sensorial e lúdica apresenta potencial para auxiliar no enfrentamento da seletividade alimentar em crianças eutróficas e com TEA, favorecendo a autonomia, o vínculo familiar e uma relação mais positiva com a alimentação.
Palavras-chave Seletividade alimentar, família, materiais didáticos.
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,78 segundos.