Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 21420

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Laís Gabriely Moreira Silva
Orientador MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Silvano Sebastião Arruda
Título Quantificação da audiência do Programa Nutrição Direta nos meios sociais (2021–2025)
Resumo As Rádios são meios de comunicação importante, e estão à disposição dos profissionais de saúde, ampliando a autonomia dos trabalhos de educação em saúde e em nutrição com a população; além de ser um veículo de comunicação próximo do cidadão que pode ser ouvido em qualquer horário e lugar: casa, trabalho, veículo parado ou em movimento. O Programa Nutrição Direta, criado em 2021 já teve 190 programas ao vivo dentro e fora dos Estúdios da Rádio Paranaíba FM 99,5, e trata-se de uma ação de comunicação em saúde apresentado por uma Professora Nutricionista da UFV/CRP e um Radialista, cuja missão é promover educação alimentar e nutricional por meio de conteúdos acessíveis, confiáveis e atualizados. O Programa é transmitido semanalmente ao vivo pela Rádio, com veiculação nas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) para ampliar seu alcance e diálogo com diferentes públicos na sua maioria adultos e idosos, e da zona rural. A escolha por uma abordagem multiplataforma visa não apenas informar, mas também engajar a população em práticas mais saudáveis no dia a dia. Este trabalho teve como objetivo quantificar a audiência do Programa Nutrição Direta nas mídias sociais, entre os anos de 2021 e 2025. Uma vez que não é possível mensurar com exatidão a audiência na transmissão via rádio, devido à falta de ferramentas específicas de monitoramento nesse meio, optou-se por analisar somente os dados de visualizações das plataformas digitais, onde os registros de acesso são públicos e confiáveis. Realizou-se o levantamento da quantificação da audiência com base em registros semanais de visualizações nas três redes sociais. Tais dados foram organizados por ano e por plataforma, permitindo o cálculo das médias anuais de audiência. O Facebook apresentou os maiores números médios de acesso/visualizações ao longo do período avaliado (501, 463, 519, 522 e 5017), indicando uma forte presença do público nessa rede. O Instagram teve médias mais modestas nos primeiros anos (66, 56, 62 e 66), mas demonstrou um crescimento expressivo em 2025, atingindo um valor de 194 visualizações. O YouTube, por sua vez, apresentou os menores índices ao longo dos anos (38, 39, 39, 40 e 38), mantendo-se relativamente estável. Os dados revelam uma tendência importante, onde o Instagram teve um aumento de audiência em 2025, o que pode sinalizar uma mudança no comportamento do público e o fortalecimento dessa plataforma como espaço de divulgação. Apesar do Facebook, apresentar números elevados, não demonstrou crescimento expressivo, enquanto o YouTube manteve um público mais restrito. Dessa forma, conclui-se que o Programa Nutrição Direta tem mantido boa presença digital, com destaque para o Facebook, mas o avanço do Instagram em 2025 merece uma atenção estratégica. Esse crescimento indica um potencial de expansão e engajamento futuro, sugerindo que investimentos nessa rede podem ampliar ainda mais o impacto do Programa Nutrição Direta junto à população de Rio Paranaíba e seu entorno.
Palavras-chave Saúde, mídias sociais, informação.
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,77 segundos.