Resumo |
As Rádios são meios de comunicação importante, e estão à disposição dos profissionais de saúde, ampliando a autonomia dos trabalhos de educação em saúde e em nutrição com a população; além de ser um veículo de comunicação próximo do cidadão que pode ser ouvido em qualquer horário e lugar: casa, trabalho, veículo parado ou em movimento. O Programa Nutrição Direta, criado em 2021 já teve 190 programas ao vivo dentro e fora dos Estúdios da Rádio Paranaíba FM 99,5, e trata-se de uma ação de comunicação em saúde apresentado por uma Professora Nutricionista da UFV/CRP e um Radialista, cuja missão é promover educação alimentar e nutricional por meio de conteúdos acessíveis, confiáveis e atualizados. O Programa é transmitido semanalmente ao vivo pela Rádio, com veiculação nas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) para ampliar seu alcance e diálogo com diferentes públicos na sua maioria adultos e idosos, e da zona rural. A escolha por uma abordagem multiplataforma visa não apenas informar, mas também engajar a população em práticas mais saudáveis no dia a dia. Este trabalho teve como objetivo quantificar a audiência do Programa Nutrição Direta nas mídias sociais, entre os anos de 2021 e 2025. Uma vez que não é possível mensurar com exatidão a audiência na transmissão via rádio, devido à falta de ferramentas específicas de monitoramento nesse meio, optou-se por analisar somente os dados de visualizações das plataformas digitais, onde os registros de acesso são públicos e confiáveis. Realizou-se o levantamento da quantificação da audiência com base em registros semanais de visualizações nas três redes sociais. Tais dados foram organizados por ano e por plataforma, permitindo o cálculo das médias anuais de audiência. O Facebook apresentou os maiores números médios de acesso/visualizações ao longo do período avaliado (501, 463, 519, 522 e 5017), indicando uma forte presença do público nessa rede. O Instagram teve médias mais modestas nos primeiros anos (66, 56, 62 e 66), mas demonstrou um crescimento expressivo em 2025, atingindo um valor de 194 visualizações. O YouTube, por sua vez, apresentou os menores índices ao longo dos anos (38, 39, 39, 40 e 38), mantendo-se relativamente estável. Os dados revelam uma tendência importante, onde o Instagram teve um aumento de audiência em 2025, o que pode sinalizar uma mudança no comportamento do público e o fortalecimento dessa plataforma como espaço de divulgação. Apesar do Facebook, apresentar números elevados, não demonstrou crescimento expressivo, enquanto o YouTube manteve um público mais restrito. Dessa forma, conclui-se que o Programa Nutrição Direta tem mantido boa presença digital, com destaque para o Facebook, mas o avanço do Instagram em 2025 merece uma atenção estratégica. Esse crescimento indica um potencial de expansão e engajamento futuro, sugerindo que investimentos nessa rede podem ampliar ainda mais o impacto do Programa Nutrição Direta junto à população de Rio Paranaíba e seu entorno. |