Resumo |
O presente artigo apresenta o desenvolvimento do jogo educativo digital “Detetive dos Países”, direcionado ao ensino de Geografia nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A proposta surgida da necessidade de dificuldades recorrentes identificadas em avaliações de longa escala, como o SAEB e o PISA, que apontam defasagens gerais nas competências geográficas dos estudantes brasileiros, especialmente no que diz respeito à leitura de mapas, localização de países e compreensão de aspectos culturais e espaciais globais. Diante desse cenário, o projeto propõe uma abordagem inovadora baseada na gamificação, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa, motivada e interativa. O jogo foi desenvolvido utilizando a plataforma Unity 3D, com programação em C#, e fundamentado na metodologia AMAEG (Método Ágil Aplicado ao Desenvolvimento de Jogos Educacionais), que estrutura o processo de criação em três etapas principais: pré-produção, produção e pós-produção. Cada fase foi orientada por práticas pedagógicas, centradas na usabilidade, na experiência do usuário e na construção de conhecimento.Na fase inicial, foi realizado um levantamento de requisitos com professores de Geografia da rede pública de ensino, o que possibilitou alinhar o conteúdo do jogo às demandas reais do ambiente escolar. Em seguida, o design pedagógico foi sistematizado no GEDD (Game Educational Design Document), que define os cinco eixos principais do projeto: narrativa, mecânica, estética, tecnologia e aprendizagem. Na proposta do jogo, insira o estudante em uma missão investigativa, onde ele deve explorar diferentes continentes, visitar países e coletar informações como nome, bandeira, idioma, capital, clima, moeda, área, população e localização. Ao final de cada fase, o aluno deverá responder a questionários relacionados aos países explorados, e somente com pelo menos sete acertos é possível avançar para o próximo continente. O conteúdo foi organizado em seis regiões: América do Sul, América Central/Norte, Europa, Ásia, África e Oceania, facilitando a navegação e promovendo o aprendizado comparativo entre os diferentes contextos geográficos.A avaliação do jogo foi realizada com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, por meio de um questionário de usabilidade e motivação. Os dados apontaram que 96% dos estudantes consideraram o jogo útil para a compreensão dos conteúdos e como ferramenta de apoio aos estudos, evidenciando sua relevância como recurso didático no ensino de Geografia. |