Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 20680

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Priscila Alves Carvalho
Orientador TATIANA COURA OLIVEIRA
Outros membros Samara Maria Gonçalves dos Santos
Título Sorvete de Cajá-Manga: Oficina como Estratégia para Consumo de Frutos do Cerrado
Resumo Introdução: Os frutos do Cerrado se destacam como uma boa e nutritiva fonte alimentar, sendo o Cajá-Manga, uma opção de aroma intenso e sabor agridoce, apreciado tanto na forma in natura, quanto como sucos, doces e geleias. Objetivo: Realizar uma oficina culinária como estratégia para ampliar as possibilidades de consumo do Cajá-Manga. Metodologia: A ação extensionista foi desenvolvida no Laboratório de Técnicas Dietéticas da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) em um encontro único realizado em maio de 2025. A atividade teve como público-alvo universitários de diferentes cursos de graduação. O formulário de inscrição, disponibilizado por meio do Google Forms®, buscou levantar o conhecimento prévio sobre o Cajá-Manga, além do curso do matriculado e meio de divulgação no qual os inscritos ficaram sabendo da oficina. A atividade teve como foco a elaboração de um sorvete, utilizando ingredientes como: polpa do fruto, leite condensado, creme de leite fresco e inhame. O processo foi dividido em etapas: cozimento do inhame, preparo da base do sorvete no liquidificador, incorporação da polpa e do creme de leite e, por fim, congelamento da mistura. Durante a atividade, foram destacadas as propriedades nutricionais do Cajá-Manga, além de seu potencial versátil na culinária. Posteriormente, os inscritos receberam outro formulário onde, anonimamente, puderam realizar a avaliação da ação. Resultados: Participaram da oficina 16 alunos, dos quais, 10 (62,5%) realizaram a avaliação da mesma. Destes, 60% já haviam consumido algum fruto do Cerrado antes da oficina e 50% relataram já conhecer o Cajá-Manga. A ação foi considerada positiva, uma vez que 60% dos participantes consideraram a receita “excelente”, 30% em “muito boa” e 10% em “boa”. Em relação aos aspectos sensoriais, a saber: aparência, aroma, sabor, textura e impressão geral, 10% dos participantes optaram por “gostei muitíssimo”, 40% “gostei muito” e 20% “gostei moderadamente”; 10% “nem gostei/nem desgostei"; enquanto 20% optaram por “desgostei moderadamente”. Ao serem questionados sobre a possibilidade de reproduzir a receita em casa, caso encontrassem Cajá-Manga disponível em seus locais habituais de aquisição de gêneros alimentícios, 50% dos participantes indicaram que “provavelmente fariam” esta receita, 30% estavam em dúvida se fariam ou não e, 20% “certamente fariam”. Conclusão: A realização da oficina demonstrou ser uma estratégia eficaz para aumentar o conhecimento e incentivar o consumo de frutos do Cerrado. Os resultados indicam um potencial de adesão às preparações com o fruto, além de reforçar o papel de ações educativas na valorização da biodiversidade e na ampliação do repertório alimentar.
Palavras-chave Oficina Culinária, Ações Educativas, Frutos do Cerrado
Apresentações
  • Painel: Hall PVA, 21/10/2025, de 10:00 a 12:00

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