Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 20289

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Dimensões Sociais: ODS18
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Otávio Barto Rodrigues de Carvalho
Orientador WILLIAN RODRIGUES MACEDO
Título Adensamento em plantas de alho 'Ito' cultivado no Cerrado Mineiro: influência na produtividade e rentabilidade
Resumo Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho agronômico e econômico da cultura do alho (cultivar Ito) sob diferentes espaçamentos entre plantas e sistemas de plantio (convencional ou adensado), visando subsidiar estratégias de manejo que maximizem a produtividade e a rentabilidade do cultivo no Cerrado Mineiro. O experimento foi conduzido em campo, no município de São Gotardo – MG, utilizando delineamento em blocos inteiramente casualizados, em esquema fatorial 2 × 3, sendo dois arranjos espaciais entre linhas (convencional – 60 cm e adensado – 48 cm) e três espaçamentos entre plantas na linha (8,5 cm, 9,0 cm e 9,5 cm), totalizando seis tratamentos. Foram analisados parâmetros fisiológicos, morfológicos, produtivos e a receita bruta estimada por hectare.

Os maiores valores de produtividade (24.017 kg ha⁻¹) e receita bruta (R$ 369.970,24 ha⁻¹) foram observados no sistema adensado com espaçamento de 8,5 cm. Para as variáveis morfológicas, não foram identificadas diferenças significativas entre os tratamentos, pois o maior número de plantas por área no sistema adensado compensou os efeitos da competição. Contudo, os parâmetros fisiológicos apresentaram variações expressivas, sendo observados os maiores teores de clorofilas e carotenoides nas menores densidades populacionais, sugerindo melhor eficiência fotossintética em condições de menor competição.

Adicionalmente, destaca-se que o sistema adensado implicou em aumento de custos com sementes, mão de obra e possível necessidade de adaptação dos implementos agrícolas, o que pode comprometer sua viabilidade para determinados produtores. Diante disso, conclui-se que o sistema de plantio convencional, com espaçamento de 60 cm entre canteiros, linhas duplas com 12 cm entre si e 9,0 cm entre plantas, apresentou o melhor equilíbrio entre retorno econômico, qualidade do produto e viabilidade operacional. Ainda assim, o plantio adensado se mostrou promissor para a produção de alho propágulo, especialmente em contextos de reprodução vegetativa e multiplicação de material propagativo.
Palavras-chave Allium sativum L, densidade de plantio, viabilidade econômica.
Apresentações
  • Painel: Hall PVA, 21/10/2025, de 10:00 a 12:00
Gerado em 0,76 segundos.