Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 20198

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Esther Juliane Akemi Mathuy Mariano
Orientador TATIANA COURA OLIVEIRA
Outros membros MONISE VIANA ABRANCHES
Título Presença digital de egressos do curso de Nutrição: caracterização, desafios e perspectivas
Resumo Introdução: Além da comunicação interpessoal, realizada por meio de produção, compartilhamento e troca de conteúdo, as mídias sociais se apresentam como uma ferramenta para a construção da visibilidade de profissionais. A exemplo disso, cita-se a atuação de nutricionistas no ambiente virtual, através do posicionamento de marca em diferentes canais. Objetivos: Realizar a caracterização da presença digital de egressos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba, bem como os desafios e perspectivas das mídias digitais como ferramenta de trabalho. Metodologia: Pesquisa quanti-qualitativa, transversal e descritiva com coleta de dados realizada por meio de questionário auto aplicável em plataforma digital. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE 81745524.1.0000.5153). Resultados: 80 nutricionistas egressos aceitaram participar do estudo, sendo 90% (n = 72) do sexo feminino e 10% (n = 8) do sexo masculino. Destes, 34% (n=27) atenderam aos critérios de inclusão — possuir CRN e atuar no contexto das redes sociais). Encontrou-se quatro padrões de uso das plataformas: (i) perfil estritamente pessoal (50 %; n = 40); (ii) perfil exclusivamente profissional, com foco em conteúdo informativo sobre Nutrição (17,5 %; n = 14); (iii) perfil misto, no qual publicações pessoais e profissionais coexistem sem separação (16,3 %; n = 13); e (iv) ausência de presença relevante (“nulo”) (16,3 %; n = 13). Embora esses agrupamentos descrevam o panorama geral de visibilidade on-line, o foco deste estudo recai sobre o uso intencional das plataformas como ferramenta de posicionamento profissional. Foi observado que 88,88% (n=24) produziam conteúdo sem Direcionamento Estratégico (DE). Apesar de reconhecerem sua importância, apontaram dois principais limitadores: escassez de tempo (39,1%) e dificuldade de criar conteúdo de interesse para seus seguidores (26,1%). Por fim, 81,48% (n=22) modulavam a criação dos seus materiais e a disponibilização dos mesmos conforme o engajamento, priorizando métricas superficiais, tais como curtidas e número de visualizações, sem necessariamente converter esse alcance na captação de clientes. Conclusão: A ausência de um DE resulta em ações fragmentadas e estratégias de produção de conteúdo reativas e intuitivas. Apesar de promissora, a presença on-line é um desafio e exige do profissional um discernimento claro de como se estabelecer no mercado digital.
Palavras-chave Mídias sociais, Comunicação em Saúde, Nutrição
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