Resumo |
Introdução: Além da comunicação interpessoal, realizada por meio de produção, compartilhamento e troca de conteúdo, as mídias sociais se apresentam como uma ferramenta para a construção da visibilidade de profissionais. A exemplo disso, cita-se a atuação de nutricionistas no ambiente virtual, através do posicionamento de marca em diferentes canais. Objetivos: Realizar a caracterização da presença digital de egressos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba, bem como os desafios e perspectivas das mídias digitais como ferramenta de trabalho. Metodologia: Pesquisa quanti-qualitativa, transversal e descritiva com coleta de dados realizada por meio de questionário auto aplicável em plataforma digital. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE 81745524.1.0000.5153). Resultados: 80 nutricionistas egressos aceitaram participar do estudo, sendo 90% (n = 72) do sexo feminino e 10% (n = 8) do sexo masculino. Destes, 34% (n=27) atenderam aos critérios de inclusão — possuir CRN e atuar no contexto das redes sociais). Encontrou-se quatro padrões de uso das plataformas: (i) perfil estritamente pessoal (50 %; n = 40); (ii) perfil exclusivamente profissional, com foco em conteúdo informativo sobre Nutrição (17,5 %; n = 14); (iii) perfil misto, no qual publicações pessoais e profissionais coexistem sem separação (16,3 %; n = 13); e (iv) ausência de presença relevante (“nulo”) (16,3 %; n = 13). Embora esses agrupamentos descrevam o panorama geral de visibilidade on-line, o foco deste estudo recai sobre o uso intencional das plataformas como ferramenta de posicionamento profissional. Foi observado que 88,88% (n=24) produziam conteúdo sem Direcionamento Estratégico (DE). Apesar de reconhecerem sua importância, apontaram dois principais limitadores: escassez de tempo (39,1%) e dificuldade de criar conteúdo de interesse para seus seguidores (26,1%). Por fim, 81,48% (n=22) modulavam a criação dos seus materiais e a disponibilização dos mesmos conforme o engajamento, priorizando métricas superficiais, tais como curtidas e número de visualizações, sem necessariamente converter esse alcance na captação de clientes. Conclusão: A ausência de um DE resulta em ações fragmentadas e estratégias de produção de conteúdo reativas e intuitivas. Apesar de promissora, a presença on-line é um desafio e exige do profissional um discernimento claro de como se estabelecer no mercado digital. |