Resumo |
A engenharia civil é uma área do conhecimento que necessita da visão dos alunos a respeito do espaço, associado a cálculos matemáticos. Porém, esta visão nem sempre é de fácil percepção. As disciplinas Resistência dos Materiais 1 e Resistência dos Materiais 2, ofertadas aos estudantes do curso de Engenharia Civil, é um exemplo dessa dificuldade. Nestas disciplinas, são apresentados os conceitos de esforços, tensões e deformações sofridas pelas estruturas. De modo geral, a compreensão desses conceitos se torna pouco atrativa e desmotivante se realizada apenas de forma teórica, pois dificulta a visualização dos fenômenos, fazendo com que os estudantes rapidamente percam o interesse pelo assunto. Assim, este trabalho se baseia na elaboração de modelos estruturais físicos e reduzidos que permitem a visualização dos componentes das estruturas em questão, assim como seu comportamento mediante sua aplicação na Engenharia Civil. Dessa forma, tem-se uma maneira mais didática e visual dos estudantes perceberem o comportamento dos elementos estruturais, obtendo-se a base para o entendimento dos cálculos que seguiram. Para a realização desse trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de se compreender melhor o método de ensino através de modelos qualitativos. O estudo resultou em 8 modelos que serão descritos a seguir. O primeiro modelo busca ilustrar a decomposição de cargas no espaço; já o segundo ilustra a simplificação utilizada dos tipos de carregamento para efeito de cálculo (concentrada, linear e em área); o terceiro demonstra os diferentes tipos de apoios considerados nos cálculos de acordo com os movimentos de translação e rotação que cada tipo de apoio permite; em seguida temos o quarto modelo onde podemos observar os efeitos dos esforços de tração, compressão, torção e momento fletor; no quinto observamos a atuação da tensão de cisalhamento horizontal causado na viga; o sexto modelo aponta os tipos de estruturas de acordo com os apoios (hipostáticas, isostáticas, hiperestáticas); o sétimo busca ilustrar funções de pilares e vigas apresentando os conceitos de esforços normais, cortante, momento fletor e torçor; e por último, o oitavo modelo ilustra o efeito da flambagem em pilares submetidos à compressão. A última etapa antes do início da construção destes modelos foi à procura dos materiais a serem utilizados, como critério de busca considerou-se aqueles materiais que pudessem ser reaproveitados e fossem de baixo custo, porém, com ênfase na qualidade e durabilidade do produto final, assim como a fidelidade ao seu objetivo. Ao fim do processo de construção dos modelos, e com estes em uso, espera-se a melhoria na assimilação dos alunos nos aspectos supracitados, o que auxiliaria na didática usada pelos professores em sala de aula, melhorando o ensino na graduação. |