Resumo |
A formação de arranjos interorganizacionais entre cooperativas serve a propósitos políticos, sociais e econômicos. No campo de atuação das cooperativas agropecuárias brasileiras em particular, arranjos na forma de centrais ou federações têm sido adotados como estratégias competitivas, seja para criação de valor, seja para a redução de custos. Na região do Cerrado Mineiro (Minas Gerais, Brasil), oito cooperativas agropecuárias, oito associações e uma fundação, organizadas na Federação dos Cafeicultores do Cerrado, atuam em um projeto de valorização do café como um produto regional, por meio do esforço de valorização da marca “Região do Cerrado Mineiro”. Considerando o arranjo interorganizacional como campo empírico, este trabalho teve como objetivo analisar a estratégia de valorização do café da região do Cerrado Mineiro, por meio de parâmetros de análise de redes e de capital social, utilizando-se de uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas em duas fases, sendo a primeira direcionada aos dirigentes das organizações integrantes da rede, e a segunda, dirigida aos executivos dos diversos setores da Federação. Os resultados permitiram identificar a constituição da rede de organizações, em termos de sua estrutura e dos fluxos nela presentes, revelando inclusive os principais recursos presentes, permitindo aferir a aplicabilidade dos parâmetros definidos quanto à avaliação das ações estratégicas no âmbito do arranjo interorganizacional. O referencial utilizado também mostrou-se aplicável para fins de mensuração do capital social presente na rede sob controle dos atores integrantes. Também foi possível identificar a importância do alinhamento interno das ações da Federação, no que tange à sua estrutura, sendo que o aparelhamento organizacional, na forma de departamentos, exerce papel importante quanto a ações propositivas e de acompanhamento do desempenho daquela organização. Verificou-se a valorização da comunicação entre os integrantes da rede, partindo primeiramente dos departamentos dentro da própria Federação, uma vez que as ações estão interligadas, tendo como pauta importante a denominação de origem. |