Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7450

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Elieder Gomes da Silveira
Orientador LIZIANE SANTOS SOARES
Título Uso de metodologias PBL combinadas a Estilos e Estratégias de Aprendizagem: um método de ensino e aprendizagem para disciplinas de Engenharia de Software.
Resumo Atualmente observa-se a necessidade de que o ensino não só auxilie o aluno na aprendizagem dos conceitos, como também na sua transição entre o ambiente acadêmico e o ambiente profissional, fornecendo ênfase em aspectos da prática profissional. Levando em conta o processo de ensino e aprendizagem utilizado pelos professores, este envolve mais do que simplesmente ensinar um aluno, mas entender como é o processo de aprendizagem do mesmo. Considerando os currículos de referência para os cursos de Sistemas de Informação e as diretrizes dos exames que avaliam os alunos desses cursos, observa-se que o perfil esperado para o aluno egresso contempla, entre outras questões, a compreensão e a resolução de problemas organizacionais. Com isso, se observa a necessidade de uma nova abordagem metodológica que facilite a transmissão de conhecimento por parte do professor para o aluno, sendo necessário que o professor também compreenda como o aluno absorve o conhecimento e o externaliza, não apenas compreendendo, mas aplicando o conhecimento adquirido. Através disso, o professor consegue traçar e utilizar abordagens que se adequem ao contexto de aprendizagem do aluno, permitindo que o mesmo utilize materiais que o auxilie nesse processo chamado de ensino e aprendizagem.
Nesse contexto, esse trabalho apresenta os esforços de um projeto de dois anos de pesquisa, onde o objetivo inicial, no primeiro ano, era utilizar metodologias PBL combinadas a estilos e estratégias de aprendizagem, aplicadas à disciplina de engenharia de software. Com o avançar das pesquisas, esse trabalho foi além do objetivo inicial, propondo um método que, através de marcações, possibilitava uma classificação de Objetos de Aprendizagem através de Estilos de Aprendizagem.
O presente trabalho apresenta o resultado do segundo ano de pesquisa que, através de uma nova análise dos Estilos de Aprendizagem utilizados na abordagem, foi possível realizar um refinamento das marcações, que possibilitou uma abordagem de recomendação mais precisa. Com a reestruturação do método de recomendação de Objetos de Aprendizagem, o professor pode encontrar o material que mais se adapta a forma de aprendizagem, não apenas de um aluno, mas também de uma turma, com base nos Estilos de Aprendizagem dos alunos.
Além do método, o presente trabalho apresenta o uso de uma ferramenta desenvolvida, baseada no método já mencionado, que automatiza o processo de recomendação, além de outras funcionalidades. Essa ferramenta visa auxiliar o professor na escolha de materiais que mais se adaptam ao contexto de uma turma e auxiliar o aluno na aprendizagem, permitindo que ele tenha acesso a Objetos de Aprendizagem mais apropriados ao seu perfil, tudo isso considerando o Estilo de Aprendizagem dos envolvidos.
Palavras-chave estilos de aprendizagem, objetos de aprendizagem, ensino-aprendizagem
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.