Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7447

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gabriel Eduardo Campos do Espirito Santo
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Título Um Ambiente m-Learning para Ensino/Aprendizagem de Conceitos Avancados de Banco de Dados
Resumo No aprendizado, o papel do professor é mobilizar inúmeras estratégias pedagógicas para desempenhar sua prática docente e associá-las aos recursos disponíveis. O professor não pode ser apenas aquele que transmite, repassa conhecimentos e informações ao aluno, mas o que é capaz de criar um ambiente de aprendizagem que facilite e estimule o aluno a construir o conhecimento consequentemente o aluno terá um melhor poder de assimilação do conteúdo proposto. Um meio de conseguir atingir esses objetivos é usar novas formas de ensino com o objetivo de proporcionar ao aluno um maior interesse no aprendizado. De forma paralela, as tecnologias de computação móvel encontram-se atualmente em franca evolução e parecem destinadas a transformar-se no novo paradigma dominante da computação. A partir da utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização de tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente m-learning de perguntas e respostas para apoiar o processo ensino/aprendizagem em disciplinas do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa – campus Rio Paranaíba. Por ser um ambiente com meio de comunicação através da internet, a Web Modeling Learning (WebML) foi definida como base para a metodologia aplicada neste projeto. As etapas utilizadas foram: (1) especificação de requisitos, onde foi realizado um estudo das tecnologias; (2) modelagem e prototipação do sistema, onde foi desenvolvido os diagramas e protótipos do m-learning e da aplicação Web que serve de suporte para o sistema mobile; (3) implementação utilizando a ferramenta Android Studio; (4) testes e evolução e (5) manutenção. Como resultado final foram apresentados dois sistemas: (1) m-learning no formato de perguntas e respostas; (2) sistema Web para o gerenciamento da base de dados. Na aplicação Web é possível cadastrar professores, e gerenciar (inserir, editar, visualizar e excluir) as perguntas e respostas que serão utilizadas no sistema m-learning. O sistema foi testado na disciplina SIN 220 – Laboratório de Banco de Dados no segundo semestre de 2015 em uma turma de 34 alunos. 100% dos alunos disseram que usariam o sistema novamente e 97% deles acham que este tipo de aplicativo pode auxiliar nas aulas, principalmente para revisão de prova ou fixação de matéria. O teste foi importante para nos mostrar que os alunos estão abertos para trabalhar com novas tecnologias em sala de aula. Todos se mostraram interessados e contribuíram positivamente com ideias para melhorar a interface do sistema. Com este projeto pretende-se auxiliar os alunos de graduação na compreensão e fixação de conceitos teóricos de determinada disciplina. Como trabalhos futuros pretende-se desenvolver a ferramenta para outros sistemas operacionais, fazer novos testes e transformá-la em uma plataforma multidisciplinar.
Palavras-chave Ensino, Mobile-learning, Banco de dados
Forma de apresentação..... Oral
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