Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7428

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Verônica Ketley Silva
Orientador VIVIANE CABRAL BENGEZEN
Título Plataforma virtual PVANet no contexto de ensino e aprendizagem de inglês
Resumo Estamos inseridos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, marcada pelas modificações no sistema sociocultural e educacional. Diante desse contexto atual de mudanças, as instituições de ensino buscam a modernização de seu sistema educacional. Em diversas instituições o processo de ensino-aprendizagem recebe o apoio de tecnologias digitais que facilitam a disseminação das informações e aumentam a velocidade comunicacional entre os indivíduos. As novas tecnologias transformaram-se em ferramentas essenciais para os estudantes, para realização de tarefas, para localização de informações acadêmicas, para acessarem ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Dessa forma, o uso da informática, do computador, da internet e de outros recursos de que atualmente temos acesso estão colaborando significativamente para tornar o processo de educação mais eficiente e mais acessível. As plataformas virtuais de aprendizagem vêm se destacando na atualidade, nesse contexto, várias instituições procuram desenvolver suas próprias plataformas virtuais. A plataforma virtual PVANet, por exemplo, é um ambiente virtual de aprendizagem destinado a alunos e professores da Universidade Federal de Viçosa. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como a plataforma virtual PVANet pode colaborar no processo de ensino e aprendizagem de inglês para docentes e discentes da UFV-Campus Rio Paranaíba. A metodologia utilizada foi um estudo de caso combinado à etnografia virtual, de cunho qualitativo-interpretativo, que possibilitou a descrição detalhada da plataforma virtual e a problematização das ferramentas disponibilizadas aos alunos. Através da observação da plataforma PVANet da disciplina CRP 291 (Inglês I) podemos concluir que a introdução das tecnologias na educação trouxe mudanças no modo como se aprende, mudanças na forma de interação entre quem aprende e quem ensina e no modo como o conhecimento é adquirido. O uso das plataformas virtuais trazem autonomia e dinâmica na forma como se aprende, uma vez que, aluno é responsável pelo seu próprio aprendizado, diante da infinidade de conteúdos e informações que são disponibilizados por meio das tecnologias, não dependendo mais de professores e sim de sua autonomia durante o processo de aprendizado.
Palavras-chave Plataforma PVANet, processo de ensino e aprendizagem, tecnologias
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.