Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7427

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Geovana Souza Amorim
Orientador VIVIANE CABRAL BENGEZEN
Título Análise da utilização de aplicativos para a aprendizagem da língua inglesa
Resumo Letramentos digitais são, em síntese, a capacidade do indivíduo na utilização dos meios digitais a seu favor. Ultimamente, os mesmos têm sido de grande importância para a aprendizagem da língua inglesa através de inúmeros recursos disponíveis no ambiente virtual, como os aplicativos. No painel, farei um relato de experiência, analisando a minha experiência na utilização de alguns aplicativos, como alguns muito utilizados pelos alunos, os quais acham estar realmente aprendendo a língua da melhor forma e, na maioria das vezes, acabam não alcançando esse objetivo. Um exemplo é um aplicativo que está no topo de todas as listas para essa finalidade e tem milhares de downloads, o Duolingo, o qual funciona como uma espécie de jogo, primeiro apresentando novas palavras ao usuário e em seguida, oferece frases para serem traduzidas utilizando o conteúdo dado. Mas acabam não reforçando e isso pode fazer com que o aluno se esqueça de boa parte do que foi visto. Também mostrarei outros aplicativos, os quais introduzem essa de uma maneira mais correta, como o ANKI, um software que ajuda na memorização a partir da repetição do que foi visto anteriormente, fazendo com que o aluno realmente aprenda e consiga fixar o máximo de palavras, expressões e conectivos abordados em frases. Outro exemplo é o Hello Talk, um aplicativo que se assemelha ao Whatsapp e auxilia os usuários na prática da língua possibilitando que esses tenham acesso a conversas com pessoas do mundo todo. A pesquisa em questão tem como base a minha iniciação científica sobre Letramentos digitais, iniciada em março de 2016, com encerramento em fevereiro de 2017. A mesma tem como metodologia o estudo de caso, um método qualitativo que consiste em identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções. De acordo com Yin (2001), o estudo de caso permite a compreensão de pesquisas através da análise de dados, nessa pesquisa, de acordo com a minha experiência na utilização de diversos aplicativos.
Palavras-chave Letramentos digitais, utilização de aplicativos, aprendizagem do inglês
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.