Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7423

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Zoologia
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Hugo de Castro Souza Raya Sanches
Orientador Mónica Sonia Rodriguez
Título Identificação e uso do material depositado na coleção didática de vertebrados do Laboratório Didático de Vertebrados, Paleontologia e Evolução da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (MG)
Resumo A Zoologia é uma disciplina indispensável para a formação de um biólogo. Sendo tão importante essa disciplina age na conservação da biodiversidade, e também no entendimento sobre a estrutura interna dos diferentes táxons dos diferentes vertebrados. Com isso as aulas práticas devem incentivar os alunos a manipular e aprender mais sobre o assunto de forma prática. Nas aulas de Zoologia, um laboratório didático que proporciona tal conhecimento é extremamente importante. Por essa razão, este projeto foi concebido. Os objetivos deste trabalho são, contribuir na formação profissional dos alunos dos Cursos de Ciências Biológicas, através da identificação e prática de conceitos básicos de Zoologia com a manipulação de material zoológico especificamente preparado para esse fim, identificar até o nível de gênero ou espécie (quando for possível) todo o material que compõe o acervo da coleção didática de vertebrados, confeccionar chaves dicotômicas que serão utilizadas dentro das aulas práticas para reforçar os conceitos de nome científico, táxon, sistemática filogenética, caracteres, homologias, analogias, homoplasias, etc e avaliar os conhecimentos resultantes nos alunos ao final da disciplina. A metodologia empregada foi a identificação morfológica dos espécimes, onde foram feitas através de imagens da internet em sites confiáveis sobre taxonomia, livros específicos e chaves de identificação, após a identificação de cada espécime, eles foram fixados em álcool 70% e também foram confeccionadas etiquetas para a identificação, e montagem das chaves de identificação utilizando caracteres morfológicos de cada gênero. Como resultados obtivemos a identificação e armazenamento de 23 grupos animais(gênero e/ou especie) e também a criação de duas chaves de identificação (anfíbios e repteis) contendo os dados morfológicos de cada grupo. Os resultados deste trabalho foram positivos, onde os animais que fazem parte do laboratório didático agora estão fixados corretamente e identificados por gênero ou espécie e com isso facilitando o manejo no próprio laboratório e na sala de aula. As chaves de identificação criadas foram utilizadas pelos alunos nas aulas praticas e obtivemos resultados satisfatórios vindo da grande maioria. As chaves permitiram aos alunos reconhecer estados de caracteres e identificar características que indicam tipo de habitat e hábitos, assim como conhecer um pouco mais a diversidade de vertebrados do Cerrado, mostrando ser um recurso de grande utilidade no ensino de Zoologia de Vertebrados.
Palavras-chave Zoologia, vertebrados, laboratório
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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