Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7414

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alberto Lima de Oliveira
Orientador LUCELIA CRISTINA ALVES
Outros membros Caroline Azevedo Moreira, Lígia Inês Souza Silva, Lucélia Gomes da Silva, Manuela Pereira Souto
Título Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba - MG
Resumo Os alimentos orgânicos vêm se destacando no mercado principalmente por suas atribuições de serem mais saudáveis e preservarem a saúde humana, não apenas dos consumidores, mas também dos trabalhadores envolvidos diretamente em sua produção. São considerados orgânicos os alimentos isentos de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos e transgênicos, sendo mais sustentáveis ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o mercado consumidor, sua percepção e conhecimento sobre alimentos orgânicos em Rio Paranaíba. O trabalho consistiu de uma pesquisa descritiva com aplicação individual de questionários estruturados em dois supermercados e dois sacolões de Rio Paranaíba - MG. Foram aplicados 188 questionários entre abril e junho de 2016. A interação pesquisador-participante foi minimizada através do não esclarecimento a respeito dos itens abordados no questionário, sendo explicado aos participantes apenas sobre a natureza acadêmica da pesquisa. Os respondentes foram selecionados aleatoriamente, sendo sua maioria do sexo feminino (56,38%). A maior parte dos entrevistados (47,34%) tinha idade entre 20 e 30 anos, 46,81% possuíam ensino médio e 37,76% ensino superior. Dentre os participantes, 49,46% julgaram ser alimento orgânico aquele sem agrotóxicos, sem adubos químicos e sem ingredientes transgênicos, onde 76,59% comprariam esse produto por fazer bem à sua saúde. Porém, 52,66% dos consumidores não consomem orgânicos por não encontrar oferta no mercado. Constatou-se também na pesquisa que 95,74% comprariam um produto orgânico caso esse custasse o mesmo preço de um convencional, sendo verduras e legumes (60,1%) os mais procurados. Como parte dos consumidores apresentou conhecimento superficial sobre o que é um produto orgânico, fica evidente a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto e também uma maior oferta desses produtos nas gôndolas dos supermercados para os já adeptos. Observou-se na pesquisa uma demanda por produtos orgânicos no mercado de Rio Paranaíba, sendo a indisponibilidade o maior fator que limita o consumo.
Palavras-chave Alimento orgânico, conhecimento, verduras e legumes.
Forma de apresentação..... Painel
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