Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7390

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mateus Mendes Batista Coelho
Orientador DONIZETE APARECIDO BATISTA
Outros membros Daniel Landim Rabelo, Raniel Jose Luiz de Sousa, Victor Afonso Reis Goncalves, Vinicius Albano Araújo
Título Cursinho popular no campus de Rio Paranaíba: perspectiva de uma “universidade mais pública”
Resumo Os cursos pré-vestibulares comunitários ou populares se consolidaram no Brasil na década de noventa e têm como principal objetivo a democratização do ensino. Nos últimos anos é notória a intensificação da demanda pelo ensino superior em decorrência da expansão do ensino básico, da urbanização e das transformações do mercado de trabalho, com profundas repercussões no desemprego, sobretudo entre os jovens. As políticas de expansão mediante a privatização do ensino superior brasileiro não favoreceram o acesso dos egressos do ensino médio que dependem essencialmente do ensino público para prolongar sua escolarização. Nesse âmbito, o projeto tem como objetivos principais oportunizar a comunidade da cidade a novas perspectivas de inclusão social, capacitar os alunos ao enfrentamento do ENEM, buscando estratégias para adaptar-se ao modelo de Exame proposto, promover uma maior experiência para os futuros ingressos da universidade sobre os critérios de avaliação utilizados no ENEM e contribuir para o desenvolvimento de sua formação cultural. Ao decorrer do projeto foram realizadas várias ações como: elaboração do material didático, elaboração das fichas de inscrição, seleção de candidatos, seleção e convite de professores voluntários, realização de parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba e a Escola Padre Goulart e realização de aulas semanais de segunda à quinta. Os resultados do projeto se resumem na aprovação dos alunos do cursinho nas universidades, dentre esses, sete aprovados no vestibular UNIPAM 2016 nos diversos cursos, na melhoria do processo instrutivo dos professores voluntários e na relação entre comunidade acadêmica e sociedade rioparanaibana. Dessa forma, conclui-se que, os pré-vestibulares populares fazem parte de iniciativas que vêm crescendo numericamente e ganhando visibilidade em um momento de grande discussão sobre o ensino superior brasileiro e suas grandes contradições. Os indicadores existentes permitem concluir que esses cursos vêm exercendo um papel importante na demanda e também no acesso ao ensino superior. Além disso, exercem uma função política ao denunciar a discriminação racial e desigualdades escolares e sociais. Os cursinhos populares representam a oportunidade de retomada dos estudos e ao mesmo tempo um espaço de sociabilidade e formação de subjetividades, particularmente quando os alunos envolvidos no projeto falam do valor simbólico que representa a continuidade dos estudos ou ainda das experiências sociais com colegas e professores do curso.
Palavras-chave Cursinho popular, ENEM, pré-vestibular
Forma de apresentação..... Painel
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