Resumo |
Com a globalização e aumento da competitividade, as empresas precisam melhorar continuamente seu desempenho. Muitas dessas empresas buscam o suporte na gestão da qualidade, que engloba vários fatores fundamentais, como forma de alcançar esse objetivo. Esses fatores se diferem por específicos pontos os quais eles tratam e que são direcionados, trazendo assim, diferentes resultados dentro das organizações. São estabelecidas duas vertentes, a Gestão da Qualidade em aspectos sociais com o foco no funcionário e no outro os aspectos técnicos com o foco no controle – caracteriza-se assim, a Gestão da Qualidade Soft e Gestão da Qualidade Hard, respectivamente. Porém, as características internas da organização das empresas são fundamentais para que desempenhos superiores sejam alcançados. Dentro desse contexto, a cultura organizacional exerce um papel importante para dar suporte às iniciativas que visam melhoria do desempenho. São quatro culturas organizacionais principais: Clã ou Grupo, Desenvolvimentista, Racional e Hierárquica segundo o modelo Competing Values Framework (Cameron e Quinn, 2006). Assim, este trabalho tem como objetivo estudar o perfil cultural das organizações de dois países– Brasil e Dinamarca – e a adoção de técnicas da qualidade por essas empresas de forma que permita uma maior compreensão sobre as características e a influência dessa relação. A análise dos dados permitiu identificar o perfil cultural das empresas de manufatura e o perfil da adoção das técnicas nos dois países estudados e, posteriormente, fazer um estudo comparativo entre eles. Os resultados mostram que mesmo com diferenças entre os dois países tanto do perfil cultural, quanto na adoção de técnicas da qualidade, ainda possuem algumas características semelhantes como a preocupação com o controle e a estabilidade do ambiente interno da organização. Assim, é possível concluir que, mesmo em ambientes tão diferentes, as organizações adotam algumas práticas e formas de organização semelhantes principalmente aquelas características que se relacionam à sobrevivência no mercado. |