Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7385

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Botânica
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Eliane Vieira de Souza
Orientador JAQUELINE DIAS PEREIRA
Outros membros MIRLEM GONCALVES ROCHA, SILVANA DA COSTA FERREIRA
Título Laminário Didático: Anatomia vegetal comparada de plantas vasculares, registros fotográficos e criação de apostila de ensino
Resumo Através dos estudos moleculares, têm-se observado várias modificações de posicionamentos evolutivos das plantas. Com isso, estudos anatômicos são importantes para se destacar como as características estruturais devem ser atualmente interpretadas. Diante disso, uma apostila didática, contemplando as imagens dos cortes anatômicos, contribuirá no processo de ensino-aprendizagem, fixando todo o conteúdo ministrado em sala de aula. Nesta nova etapa do projeto, priorizou-se registrar os cortes anatômicos a fim de reconhecer todos os tecidos de alguns órgãos vegetais e compará-los através dos diferentes grupos taxonômicos. Todas as espécies produzidas no laminário didático de plantas vasculares com e sem sementes foram fotografadas utilizando-se o fotomicroscópio (OLYMPUS BX 41) com software específico para a digitalização das imagens. Foram inseridas as escalas e montadas as pranchas no Corel Draw®. A confecção de uma apostila didática rica em imagens de diferentes órgãos e espécies constitui em uma ferramenta importante no ensino da botânica. Nesse caso, contribuirá com os estudos evolutivos e filogenéticos, pois, retrata, de forma didática, as mudanças anatômicas observadas nas plantas durante processo evolutivo que originou as formas atuais, bem como as diferenças observadas nos órgãos dentro da mesma planta. Além disso, a botânica possui uma ampla área de conhecimento com grande variedade de denominações e conceitos, que causa, nos alunos, aversão às disciplinas da área. Dessa forma, é importante despertar a curiosidade dos alunos através de novos métodos de ensino que contextualizem a disciplina de forma clara e atrativa. Sendo assim, a criação de exercícios baseados nas lâminas confeccionadas facilita a fixação do conteúdo, estimula o aprendizado e torna a aula mais rápida e dinâmica. Essas novas ferramentas de ensino vêm complementar os projetos já realizados no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, uma vez que conta com maior quantidade de materiais de apoio disponíveis.
Palavras-chave Anatomia Vegetal, Evolução, Laminário didático
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,63 segundos.