Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7368

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gustavo Ferreira de Morais
Orientador MIGUEL JUNIOR CEZANA
Outros membros Eliaquim Pereira Guimarães Neto
Título desenvolvimento e aplicação de uma heuristica hibrida ao problema de sequenciamento de uma máquina
Resumo As empresas estão buscando oportunidades para redução de custos, melhor eficiência sua cadeia de suprimentos e muitas delas estão encontrando no cross-docking a solução para todos esses problemas. Um centro de cross docking é uma técnica logística já bem consolidada pelo mundo, a ideia principal por trás do cross-docking é receber produtos de diferentes fornecedores,sem ou com muito pouco estoque de produtos, que chegam e são consolidados e enviados para os consumidores finais. Devido à grande relevância e dificuldade para resolução dos problemas de sequenciamento de centros de Cross-Docking, surge à necessidade de novos métodos para resolução destes problemas de forma mais eficiente. Desta forma, o projeto em questão teve o objetivo de inserir e desenvolver a expertise dos docentes envolvidos no desenvolvimento de métodos de solução de problemas matemáticos. O desenvolvimento, implementação e análise de métodos de solução aproximados, exatos e híbridos para o problema em questão foram tratados. Ao longo do período vigente foi criado um grupo de debates composto por docentes e discentes de diversificadas áreas, como matemática, computação e engenharia de produção, na qual serviu como meio de exposição do conteúdo estudado ao longo do projeto, atraindo e envolvendo demais pessoas à área de pesquisa operacional, possibilitando a criação de uma disciplina optativa no curso de engenharia de produção para discussão dos assuntos relacionados a essa pesquisa. Portanto, o presente projeto visou desenvolver um modelo matemático para resolver o problema de sequenciamento de caminhões em um centro de Cross-Docking, denotado P2|M_j,CD|C_max, e formulado como problema de sequenciamento com máquinas paralelas, além de um nova heurística construtiva para o problema denominada MP1, que busca resultados significativos em pouco tempo computacional e que é comparada com uma heurística construtiva propostas por Chen an Lee (2009). Neste modelo, as restrições de precedência estão implícitas nos conjuntos e na restrição de precedência, possibilitando ganhos expressivos de eficiência e redução do tempo computacional do problema.
Palavras-chave sequenciamento, logística, Cross-Docking
Forma de apresentação..... Oral
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