ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, diversidade e inclusão |
Setor |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Ana Aparecida Ribeiro |
Orientador |
FABIO ANDRE TEIXEIRA |
Outros membros |
Luciana Aparecida Ribeiro, Pedro Henrique Silva Costa Oliveira, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA |
Título |
Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro |
Resumo |
O aprendizado sobre “Educação Financeira” proporciona à sociedade, aprimorar sua compreensão de conceitos presentes em seu cotidiano, por meio de informações e orientações. Assim, permitindo que os indivíduos estejam conscientes dos riscos e oportunidades. Neste sentido, o projeto de extensão “Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro” tem como objetivo principal disseminar conhecimento básico para os alunos do ensino médio do município de Rio Paranaíba e mesorregião do Alto Paranaíba. Por meio do projeto foi possível realizar seis palestras introdutórias para os jovens das comunidades das cidades de São Gotardo, Rio Paranaíba e distrito de Guarda dos Ferreiros. As escolas participantes do projeto foram E.E. São Pio X, E.E. Coronel Hermenegildo Ladeira e E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura. Nas palestras foram abordados temas que estão presentes no cotidiano dos estudantes e que influenciam diretamente suas vidas. As palestras tiveram como finalidade despertar a curiosidade dos participantes sobre o assunto e possibilitar maior envolvimento dos mesmos. O projeto abrangeu 214 participantes, deve-se destacar que a amostra corresponde somente aos estudantes do terceiro ano do ensino médio. Destes 214 participantes, 90% encontram-se na faixa de 14 a 18 anos de idade e somente 10% entre os 19 e 24 anos. Dos entrevistados 80,9% consideram relevante possuir conhecimento sobre o assunto. Pode-se evidenciar que a maioria dos estudantes reconheceu que é importante ter informações sobre o tema. Outra pergunta realizada aos alunos foi se os mesmos consideram uma preocupação ter seu nome negativado, 96,3% dos participantes responderam que sim, somente 3,7% responderam que não se preocupam. Através dos resultados alcançados ao longo do projeto de 2016, pode-se concluir que os estudantes e as comunidades locais se identificaram como o tema proposto pelo projeto, pois ambos sabem da necessidade de se organizarem financeiramente. Para que possam desfrutar de uma vida equilibrada em suas finanças, sem preocupações decorrentes do endividamento e inadimplência que muitas vezes são derivadas pela falta de informações. |
Palavras-chave |
Educação Financeira, Estudantes, Aprendizagem |
Forma de apresentação..... |
Painel, Oral |