Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7344

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Aparecida Ribeiro
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros Luciana Aparecida Ribeiro, Pedro Henrique Silva Costa Oliveira, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA
Título Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro
Resumo O aprendizado sobre “Educação Financeira” proporciona à sociedade, aprimorar sua compreensão de conceitos presentes em seu cotidiano, por meio de informações e orientações. Assim, permitindo que os indivíduos estejam conscientes dos riscos e oportunidades. Neste sentido, o projeto de extensão “Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro” tem como objetivo principal disseminar conhecimento básico para os alunos do ensino médio do município de Rio Paranaíba e mesorregião do Alto Paranaíba. Por meio do projeto foi possível realizar seis palestras introdutórias para os jovens das comunidades das cidades de São Gotardo, Rio Paranaíba e distrito de Guarda dos Ferreiros. As escolas participantes do projeto foram E.E. São Pio X, E.E. Coronel Hermenegildo Ladeira e E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura. Nas palestras foram abordados temas que estão presentes no cotidiano dos estudantes e que influenciam diretamente suas vidas. As palestras tiveram como finalidade despertar a curiosidade dos participantes sobre o assunto e possibilitar maior envolvimento dos mesmos. O projeto abrangeu 214 participantes, deve-se destacar que a amostra corresponde somente aos estudantes do terceiro ano do ensino médio. Destes 214 participantes, 90% encontram-se na faixa de 14 a 18 anos de idade e somente 10% entre os 19 e 24 anos. Dos entrevistados 80,9% consideram relevante possuir conhecimento sobre o assunto. Pode-se evidenciar que a maioria dos estudantes reconheceu que é importante ter informações sobre o tema. Outra pergunta realizada aos alunos foi se os mesmos consideram uma preocupação ter seu nome negativado, 96,3% dos participantes responderam que sim, somente 3,7% responderam que não se preocupam. Através dos resultados alcançados ao longo do projeto de 2016, pode-se concluir que os estudantes e as comunidades locais se identificaram como o tema proposto pelo projeto, pois ambos sabem da necessidade de se organizarem financeiramente. Para que possam desfrutar de uma vida equilibrada em suas finanças, sem preocupações decorrentes do endividamento e inadimplência que muitas vezes são derivadas pela falta de informações.
Palavras-chave Educação Financeira, Estudantes, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,65 segundos.