Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7296

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gabriel Ferreira Alves
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Outros membros Emerson Vitor Souza
Título Realidade Virtual e Aumentada Aplicada no Ensino-Aprendizagem de Química- RVAEQ
Resumo A Química é uma das ciências ensinadas no ambiente escolar, e como toda disciplina lecionada, algumas pessoas têm dificuldade em absorver seus conceitos e informações. Como muitas escolas não possuem um laboratório químico para que os alunos possam colocar em prática os conceitos apresentados dentro de sala, os jogos digitais educacionais podem ser utilizados como uma ferramenta complementar de ensino. Este trabalho busca auxiliar o ensino de uma disciplina lecionada em várias escolas do país e do mundo através do desenvolvimento de uma ferramenta digital de caráter lúdico que utiliza conceitos de Realidade Virtual, Computação Gráfica, Jogos Digitais e Jogos Digitais Educacionais. Para alunos que estão vendo a disciplina Química pela primeira vez, é difícil assimilar todos os elementos da tabela periódica a seus nomes, número atômico, propriedades e afins. Ao envolver química e jogos digitais, esse projeto visa aprofundar os conceitos já vistos em sala de aula sobre os elementos da tabela.Para que o desenvolvimento de tal ferramenta, foram realizadas pesquisas de trabalhos que se relacionam com este e de metodologias utilizadas em desenvolvimentos de games, sendo escolhida uma em especial, que foi a base para o desenvolvimento do jogo. O jogo foi desenvolvido utilizando a engine Unity3D, uma ferramenta potente, de fácil utilização e com um suporte online gratuito muito grande, sendo que no próprio site do software é possível encontrar sprites, materials, prefabs e vários outros itens que são utilizados para criar o ambiente virtual de um jogo. O principal foco do jogo é em expor os elementos presentes na tabela periódica, incentivando o aluno a conhecer mais sobre cada uma das famílias presentes na tabela e os elementos que a compõem.A utilização de jogos educacionais pode se tornar uma ferramenta de auxilio eficiente de ensino-aprendizagem de várias disciplinas, visto que elas possuem características lúdicas que chamam a atenção dos estudantes, mas sem perder o foco educacional. Com uma dinâmica simples e um enredo interessante, o jogo em questão tenta passar conceitos básicos de cada elemento da tabela periódica, buscando relacionar o raciocínio do aluno-jogador com o conhecimento básico mostrado em sala de aula. É importante ressaltar que o jogo é apenas uma ferramenta de fixação: ele não substitui o professor como um agente educativo.
Palavras-chave Jogo, Química, Realidade Virtual
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,58 segundos.