Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7289

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação, infância e família
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Matheus de Oliveira Lunardi Laureano
Orientador MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Matheus Lewi Cruz Bonaccorsi de Campos
Título O uso do RPG como complemento didático no ensino de Imunologia
Resumo O Role-Playing Game (RPG) é definido como um jogo de interpretação de papéis que foi inventado nos Estados Unidos, sendo o Dungeons & Dragons o primeiro jogo a ser considerado um RPG, definindo, a partir de então, o gênero. O RPG também pode ser definido como “um jogo de produzir ficção”, ou seja, estórias. Nos jogos cooperativos, os participantes podem jogar uns contra os outros, ou trabalharem juntos em prol de um objetivo, cobrando, ao mesmo tempo em que facilita, a colaboração e a interação entre seus participantes. É possível utilizar o RPG como uma ferramenta didático-pedagógica quando bem explorado, podendo ser aplicado desde o aprendizado até a fixação de um conteúdo abordado em sala de aula. Uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em disciplinas que apresentam um cunho difícil, são os jogos didáticos, que têm como objetivo proporcionar a aprendizagem em certas áreas, diferenciando-se do material pedagógico tradicional por conter o aspecto lúdico. Neste contexto, uma infecção bacteriana ou viral no corpo de um mamífero, e sua consequente resposta imunológica, pode ser ilustrada de forma lúdica dentro dos limites desse gênero, ao criar a alusão de guerra, promovendo o aprendizado do mesmo no ambiente escolar. Sendo assim, elaborou-se um jogo de RPG para trabalhar o conteúdo de Imunologia com crianças e adolescentes, onde as batalhas medievais envolvendo criaturas fantásticas se associam a elementos que compõem o Sistema Imunológico, como um xamã que representava um linfócito T auxiliar. Para ensinar Imunologia através do RPG é necessário primeiramente um mestre, neste caso o professor, que guiará os participantes ao passo que ensina o conteúdo de forma lúdica, ao longo de uma “guerra” dentro de uma pessoa. Os alunos, que controlarão os personagens responsáveis por atacar e defender o corpo (agentes infecciosos e glóbulos brancos, respectivamente), dispondo de um dado para a rolagem de suas ações no jogo. Um livro base com explicações sobre o assunto deve ser utilizado para sanar alguma dúvida dos participantes durante o jogo. Como resultado, espera-se com este trabalho que o conteúdo de Imunologia seja fixado mais facilmente de forma agradável e divertida.
Palavras-chave Jogo, Educação, Fantasia
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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