Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7284

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thales Fernandes Morais
Orientador MARCOS PAULO DE OLIVEIRA LOUREIRO
Título Uso da plataforma arduino no desenvolvimento de protótipos educacionais que contribuem para a melhoria da qualidade do aprendizado das disciplinas básicas dos cursos de engenharia da ufv-crp
Resumo O cenário do ensino superior no Brasil vem sofrendo significativas mudanças, principalmente na última década. Houveram grandes avanços mas também surgiram novos desafios. É evidente a necessidade de adequar as antigas metodologias de ensino ao novo modelo universitário. E talvez mais importante que simplesmente adequar, torna-se necessário também criar novos mecanismos que acompanhem o dinamismo da sociedade e dos novos docentes. Em geral, as aulas de laboratório de Física nas universidades são ministradas com kits de equipamentos vendidos por empresas especializadas. Entretanto, tais equipamentos são elaborados para estudos de casos específicos, o que limita suas possibilidades de aplicação. Além disso, o custo de tais equipamentos é demasiadamente elevado, o que dificulta sua aquisição. Atualmente o campus de Rio Paranaíba conta com equipamentos defasados, muitos deles sem condições de uso. Os equipamentos que ainda são utilizados nas aulas de laboratório são precários e pouco didáticos, não suprindo as expectativas mínimas de professores e alunos. Este é um dos fatores que contribui para que o rendimento dos alunos seja muito aquém do esperado. Este trabalho apresenta uma nova abordagem para o estudo de conceitos nos laboratórios de ensino de Física na universidade. Propomos uma forma alternativa para criação dos experimentos utilizando hardwares livres como ferramenta de desenvolvimento de protótipos com fins educacionais. Os protótipos educacionais são ferramentas que podem ser utilizadas para conectar conteúdos puramente teóricos com as aplicações práticas. Eles tornam o aprendizado mais agradável, permitindo que os estudantes desenvolvam melhor suas competências e habilidades. Utilizamos a plataforma Arduino no desenvolvimento dos protótipos por ela ter uma ampla versatilidade e conectividade com hardwares e softwares, facilitando análises computacionais. Visando uma modernização dos laboratórios de ensino de Física da instituição, desenvolvemos alguns protótipos educacionais para serem utilizados em sala de aula.
Palavras-chave Arduino, Ensino, Física
Forma de apresentação..... Oral
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