Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

18 a 20 de outubro de 2016

Trabalho 7279

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Informações geográficas, processamento de imagens e planejamento do espaço
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Daniella Christianne Brandao Silva
Orientador REYNALDO FURTADO FARIA FILHO
Título Metodologia para determinação do traçado de uma estrada com menor impacto ambiental possível, por meio de Sistemas de Informações Geográficas
Resumo Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma metodologia para determinação do traçado de uma estrada com o menor impacto ambiental possível, por meio de sistemas de informações geográficas. O local escolhido para estudo compreendeu a região entre as cidades de Francisco Sá e Vacaria, ambas localizadas no norte de Minas Gerais. A BR251 é a rodovia que liga estas duas cidades, e possui uma distância de 119 km. Assim, buscou-se a implementação de um traçado, próximo à rodovia, visando a sua duplicação. Neste projeto a prioridade foi obter um resultado que garanta o mínimo de impacto ambiental possível, utilizando como fatores determinantes as características físicas e naturais do meio ambiente, bem como as áreas onde há formação de núcleos urbanos. Este processo foi realizado através da coleta, manuseio, análise, e exibição de dados, considerando aspectos como relevo, hidrografia, vegetação e áreas urbanizadas. A tecnologia aplicada constituiu-se na utilização de softwares que permitiram o processamento de dados espaciais como mapas, imagens e modelos digitais de elevação, proporcionando a caracterização de fatores determinantes. Foi realizada a elaboração de mapas temáticos referidos aos aspectos citados e a cada mapa foi atribuído restrições das áreas onde seria ou não favorável, ambientalmente, a passagem de um traçado de estrada. Por fim, houve a incorporação de pesos aos mapas individuais e sobreposição dos referidos mapas, determinando, assim, o resultado que possibilitou o desenvolvimento de um traçado. Este novo traçado obteve três trechos consideravelmente iguais, representando um total de 76 km e dois trechos distintos do caminho já existente, totalizando aproximadamente 42 km. Este apresentou características de menor degradação ambiental que o traçado da rodovia já existente, como por exemplo, a sobreposição de um menor número de cursos hídricos, o que é significativo, uma vez que é um dos parâmetros fundamentais utilizados neste projeto e pelo enfoque principal deste estudo, que é a criação de um traçado de uma estrada com menor impacto ambiental possível.
Palavras-chave traçado, impacto ambiental, Sistemas de Informações Geográficas
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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