Resumo |
Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma metodologia para determinação do traçado de uma estrada com o menor impacto ambiental possível, por meio de sistemas de informações geográficas. O local escolhido para estudo compreendeu a região entre as cidades de Francisco Sá e Vacaria, ambas localizadas no norte de Minas Gerais. A BR251 é a rodovia que liga estas duas cidades, e possui uma distância de 119 km. Assim, buscou-se a implementação de um traçado, próximo à rodovia, visando a sua duplicação. Neste projeto a prioridade foi obter um resultado que garanta o mínimo de impacto ambiental possível, utilizando como fatores determinantes as características físicas e naturais do meio ambiente, bem como as áreas onde há formação de núcleos urbanos. Este processo foi realizado através da coleta, manuseio, análise, e exibição de dados, considerando aspectos como relevo, hidrografia, vegetação e áreas urbanizadas. A tecnologia aplicada constituiu-se na utilização de softwares que permitiram o processamento de dados espaciais como mapas, imagens e modelos digitais de elevação, proporcionando a caracterização de fatores determinantes. Foi realizada a elaboração de mapas temáticos referidos aos aspectos citados e a cada mapa foi atribuído restrições das áreas onde seria ou não favorável, ambientalmente, a passagem de um traçado de estrada. Por fim, houve a incorporação de pesos aos mapas individuais e sobreposição dos referidos mapas, determinando, assim, o resultado que possibilitou o desenvolvimento de um traçado. Este novo traçado obteve três trechos consideravelmente iguais, representando um total de 76 km e dois trechos distintos do caminho já existente, totalizando aproximadamente 42 km. Este apresentou características de menor degradação ambiental que o traçado da rodovia já existente, como por exemplo, a sobreposição de um menor número de cursos hídricos, o que é significativo, uma vez que é um dos parâmetros fundamentais utilizados neste projeto e pelo enfoque principal deste estudo, que é a criação de um traçado de uma estrada com menor impacto ambiental possível. |